Ofertas Header Adsense

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Feijoada de frutos do mar com feijão branco.......

Conforme prometido a alguns amigos, segue abaixo essa receitinha que fiz no final de semana, além de ser deliciosa vai dar uma complicada na vida do Márcio Pezzella para tentar harmonizar com um vinho delicioso, pois além de untuosa essa feijoada tem sabor inusitado pelo contraste do feijão branco com o sabor forte dos frutos do mar.
Mas chega de papo e vamos logo trabalhar... (uma coisa importante, é que se você quiser preservar a cor branca do feijão não deve usar o caldo do cozimento do polvo, mas se quiser privilegiar o sabor em detrimento da aparência, use sim).

Feijoada de frutos do mar com feijão branco

Ingredientes:

500 gramas de feijão branco
02 folhas de louro
02 cebolas
05 dentes de alho
01 cubo de caldo de vegetais
10 grãos de pimenta do reino preta
01 cenoura (cortada em cubos)
02 talos de Aipo (salsão)
01 polvo pequeno (limpo)
03 lulas (limpas)
300 gramas de camarão médio (descascado e limpo)
01 linguiça calabresa (cortada em rodelas)
Sal qb
Aji-no-moto qb
01 limão (só o suco)
Azeite qb
Pimenta do reino moída na hora qb
01 molho cheiro verde (salsa e cebolinha)

Modo de Preparo:

Deixe o feijão branco de molho em água fria, por pelo menos três horas. Agora vamos colocar em uma panela de pressão o polvo, uma cebola inteira (sem a casca), 01 dente de alho, 04 grãos de pimenta do reino, 01 folha de louro, tampar a panela e acender o fogo alto, assim que a válvula começar a chiar diminua o fogo e marque exatos 07 minutos, depois desligue o fogo e force a saída da pressão com a ajuda de uma colher embaixo da válvula. Abra a panela, retire o polvo e reserve.
Nessa mesma panela caso queira preservar a cor do feijão branco lave a panela e descarte o liquido que surgiu do cozimento do polvo, caso não se incomode do feijão escurecer, deixe o caldo do polvo que apareceu, a cebola, o alho, o louro e os grãos de pimenta, coloque o feijão branco (escorra e descarte a água), a cenoura e o salsão cortados em pedacinhos iguais, o resto dos grãos da pimenta do reino, 01 dente de alho, a outra folha de louro e cubra com água fria, tampe a panela e acenda o fogo alto, assim que a válvula começar a chiar, diminua o fogo e marque 20 minutos.
Após esses 20 minutos iniciais, desligue o fogo, force a saída da pressão, abra a panela e tempere com uma pitada de sal, aji-no-moto e o cubo de caldo de vegetais,coloque a linguiça tampe a panela e deixe cozinhar mais 20 minutos, desligue o fogo e experimente para ver o tempero e se o feijão já está macio.Reserve.
Corte as lulas limpas em rodelas e tempere com ½ limão (só o suco), pimenta do reino moída na hora e uma pitada de sal.Reserve. Corte 01 dente de alho em brunoise. Reserve.
Coloque uma frigideira grande em fogo médio, deixe esquentar, coloque um fio de azeite e o alho picadinho, uma pitada de sal nos pedacinhos de alho, assim que começarem a dourar coloque uma porção das lulas e refogue (no máximo 01 minuto), retire e reserve essa porção (se necessário limpe a panela e repita a operação até refogar toda a lula).
Faça com os camarões limpos exatamente a mesma coisa que fez com as lulas, mas só coloque o sal nos camarões com eles já sendo salteados no azeite quente e só até eles mudarem de cor (ou seja, muito rápido). Reserve.
Corte o polvo (já cozido e reservado) em rodelas e refogue rapidamente na frigideira com um dente de alho picadinho, a cebolinha picada e com uma pitada de sal, como fez com a lula e os camarões.Reserve.
Agora com o feijão já cozido e macio é só misturar todos os frutos do mar com o feijão e deixar esquentar (bem rápido), depois desligue o fogo e coloque a salsa picadinha, misture e sirva acompanhado de arroz branco, para quem gosta, uma farofinha de alho também é uma ótima opção.

Bom Apetite

Um comentário:

Igor Fernández disse...

por favor, sr. Carlos... cubo de caldo de vegetais????? o q aconteceu com tua paciência na cozinha?! não fazes teus próprios caldos?! huahuahuahuahua... só encheção de saco!!!! adorei a receita!!! me parece uma boa abrasileirada da paella!!

Adsense

Ocorreu um erro neste gadget