Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Harmonização dos Bacalhaus by Márcio Pezzella...

Bacalhau (a Portuguesa, Espanhola ou o da Flávia Quaresma)

Nos três casos, a harmonização é praticamente a mesma, pois variam os legumes e alguns ingredientes, mas a forma de preparo é praticamente a mesma...

Tradicionalmente o Bacalhau a Portuguesa (cozido com azeite e batatas) pede um vinho verde tinto, que não é muito fácil de se encontrar por aqui.

Uma harmonização que também fica muito boa (na minha opinião até melhor) é com vinhos brancos secos frescos, em especial os da uva Chardonnay, só que, nestes casos, devemos dar preferência aos envelhecidos em madeira.

Nesta categoria, o primeiro vinho que me vem a cabeça é o Português (já que estamos falando de bacalhau) Cova da Ursa, um belíssimo vinho regional Terras do Sado, varietal da uva Chardonnay, produzido pela JP Vinhos que amadurece por 6 meses em barricas de carvalho.( http://www.bacalhoa.com/wines.asp?lang=pt&wineID= ).

Podemos obter resultado igualmente bom com os vinhos Brancos Chilenos da uva Chardonnay, desde que envelhecidos em madeira, estes bem mais fáceis de encontrar no comércio. No Zona Sul tem o Veramonte Chardonnay Reserva 2006.

No caso dos vinhos brancos envelhecidos em madeira, temos que ser um pouco mais "tolerantes" no quesito "juventude... Nesses casos, vinhos de safras mais antigas são aceitos, pois o 'amadurecimento" em barricas de carvalho confere estrutura ao vinho, que lhe permite suportar o envelhecimento na garrafa

Grande abraço.

Prof. Márcio Pezzella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense