Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Caponata a minha moda.............a tal meio maluquinha!

Como eu disse antes, isso é uma miragem, não estou por aqui e o carnaval só acaba no próximo domingo (pelo menos em Recife/Olinda e Salvador era assim - mas que saudade braba).
Mas vamos lá entender essa caponata maluca que eu fiz e está curando, marinando na geladeira lá de casa (o tentação, que vontade de experimentar mas deve ficar quietinha pelo menos 01 semana fechadinha na geladeira)..........

Caponata a Minha Moda

Ingredientes:

01 pimentão vermelho
01 pimentão amarelo
01 pimentão verde
02 berinjelas cortadas em cubos
01 cebola grande
05 dentes de alho
75 gramas de uva passa
1/2 copo de vinagre de vinho branco
01 colher de chá de açúcar
Azeite qb
Sal qb
01 folha de louro
01 colher de chá de oregano
01 vidro de conserva grande

Modo de preparo:

Coloque os pimentões para assar no forno alto, vire de quando em quando para queimar todos os lados por igual, retire e coloque dentro de um saco plástico, feche o saco plástico e espere esfriar, pronto agora é fácil retirar a pele, aproveite e limpe das sementes que estão por dentro e corte em fatias compridas de cerca de 0,5 centimetros de largura, suje ligeiramente o dedo de sal e passe nas fatias. reserve.
Fatie quatro dos cinco dentes de alho, fatie a cebola bem fino e coloque tudo em uma vasilha (Bowl), coloque o vinagre por cima e deixe marinar cerca de 05 minutos, espalhe o açúcar por cima das cebolas e alhos, deixe marinando mais 20/30 minutos, escorra o vinagre, salpique com sal e reserve.
Lave as berinjelas, corte e descarte o talo, corte ao meio no sentido do comprimento, pegue cada metade e corte em cubos, reserve.
Com o vidro de conserva esterilizado (cozinhe o vidro e a tampa em água fervente), coloque no fundo metade das cebolas e alhos fatiados, depois 1/3 dos cubos de berinjela, agora metade dos pimentões, a folha de louro, metade do oregano, o dente de alho, berinjelas novamente, as cebolas e alhos, a outra metade dos pimentões,as uvas passas, o oregano que restou e acabe com as berinjelas, salpique uma pitada de sal e cubra tudo com azeite.
Tampe,leve para geladeira e deixe lá por pelo menos uma semana.
Sirva com pães frescos e crocantes ou torradas.

Bom Apetite

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ainda no Carnaval...................Caponata!

Isso é uma miragem, vocês não estão lendo nada porque "ainda estou" no carnaval e só volto de verdade dia 02 de março. Só para dar um gostinho, está em conserva na geladeira lá de casa uma Caponata meio maluca mas que se ficar tão boa quanto eu acho que vai ficar, será alucinante....
Vou dar duas receitas, a tradicional e essa meio maluquinha que está "apurando" na geladeira lá de casa.

CAPONATA TRADICIONAL

Ingredientes:

02 berinjelas médias
1/2 xícara de azeite de oliva
01 dente de alho
03 talos de aipo (Salsão) em rodelas
01 cebola média em rodelas
01 xícara de tomates sem pele e sem semente picados
01 vidro pequeno de alcaparras
1/4 de xícara de vinagre de vinho Branco
01 colher de sopa de açúcar
01 colher de chá de manjericão
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de azeitona verde picada

Obs.: Para fazer a "Caponata Siciliana" é só seguir as mesmas instruções aí de cima e, quando estiver fria, misturar a uma lata de atum no azeite.

Modo de Preparo:

Descasque as berinjelas e corte-as em cubos (mais ou menos 1,5 cm de lado), aqueça o azeite em uma panela grande,junte o alho picado e a berinjela e frite por 5 minutos ou até dourar, retire a berinjela da panela com o auxílio de uma escumadeira e junte ao azeite que ficou na panela o aipo e a cebola, refogue até a cebola ficar transparente, agora acrescente o tomate e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, por 5 minutinhos, coloque de volta na panela as berinjelas, ponha também as alcaparras escorridas e secas com guardanapo de papel, o vinagre, o açúcar, o manjericão, o sal e a azeitona.
Misture tudo muito bem e cozinhe em fogo brando por mais 5 minutos,desligue o fogo, deixe esfriar coloque em um vidro de conservas e leve à geladeira.
Sirva após pelo menos 24 horas, com torradas ou pão fresco crocante.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carnaval.................cinco lindos dias de folga absoluta!

Dependendo de para onde se vai (serra ou praia), o cardápio pode ser bastante diferente e o importante é que sejam preparações leves e rápidas já que ninguém quer passar o feriadão enfiado na cozinha (quer dizer quase ninguém, para mim é um prazer). Para esses dias eu prefiro comidas que rendem bastante quantidade, para poder alimentar os amigos e cujo trabalho seja do fogão,do forno e da churrasqueira não complicando muito a minha vida............(No Blog existem várias receitas com essas caracteristicas, é só dar uma garimpada).

Entre essa preciosidades está um belo molho vermelho (com ou sem carnes/linguiças)para acompanhar massas frescas cozidas rapidamente ou assadas no forno.

Para acompanhar as carnes assadas na brasa do churrasco nada como um vinagrete completo (tomate, cebola, alho, salsa, vinagre, azeite, sal e pimenta), e uma farofinha a sua escolha(bacon, ovos, alho, cebola, banana e etc...).

As saladas variadas em que só fazemos misturar as folhas(mix de rúcula, alface e mini-agrião),uma proteina a escolha(sardinha,ou camarão,ou lula,ou polvo podendo ser tudo enlatado ou use os frescos e grelhados na brasa) e depois regar com uma mistura bem emulsionada de 05 colheres de sopa de azeite,01 colher de sobremesa de mel, 1/2 limão espremido e 01 pitada de sal.

Molho de Tomate (eu prefiro com carnes e linguiças, se não quiser é só não colocar)

Ingredientes:

500 gramas de coxão duro (limpo e cortado em cubos grandes)
500 gramas de linguiça (calabresa/portuguesa fatiada)
04 latas de tomate "pelati"
10 tomates grandes maduros (sem pele, cortados em quatro pedaços)
02 cebolas grandes fatiada
06 dentes de alho fatiados
01 garrafa de vinho tinto
01 colher de chá de açúcar
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Azeite qb
Molho Shoyo qb
Aji-no-moto qb
01 colher de sopa de mostarda Dijon
Folhas de manjericão qb

Modo de Preparo:

Tempere a carne com sal pimenta do reino moída na hora e a colher de sopa de mostarda Dijon, reserve.
Pegue um caldeirão(ou panela grande) e leve ao fogo médio (se for usar a linguiça, comece com ela)suje de azeite o fundo da panela e frite os pedaços de carne (retire a carne e a linguiça e reserve).
Nesse mesmo caldeirão, vamos refogar no azeite as cebolas e o alho fatiado(tempere com uma boa pitada de sal e pimenta do reino), quando estiverem ligeiramente dourados coloque os tomates em pedaços,volte com a carne e a linguiça reservados, mexa com a ajuda de uma colher de pau e reduza o fogo, deixe cozinhar cerca de 15 minutos e acrescente o vinho, continue mexendo ocasionalmente e deixe cozinhar por mais 30/40 minutos, coloque os tomates das latas, misture bem e experimente o tempero (corrija com aji-no-moto e shoyo)se estiver muito àcido coloque a colher de chá de açúcar.
Continue cozinhando até as carnes ficarem bem macias, quase desmanchando.
Desligue o fogo e coloque as folhas de manjericão rasgadas a mão.Reserve.

Use esse molho para acompanhar qualquer massa fresca cozida em bastante água fervente e salgada sempre "al dente" ou então alguma massa recheada como caneloni, ravioli, agnelote e outros que vão ao forno cobertas com o molho vermelho e bastante queijo parmesão para gratinar.

Vinagrete

Ingredientes:

02 tomates maduros cortados em brunoise
01 cebola média cortada em Brunoise
01 dente de alho cortado em Brunoise
01 molho de salsa picadinha
01 colher de sopa de vinagre de vinho branco
05 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb

Modo de Preparo:

Misture tudo em uma vasilha (Bowl), tempere com o sal e a pimenta e reserve na geladeira por pelo menos duas horas.

Farofas Variadas

De Alho ou Cebola

Ingredientes :

500 gramas de farofa pronta da yoki
10 dentes de alho picados (02 cebolas médias picadas)
Azeite qb
100 gramas de Manteiga
Sal qb

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, coloque o azeite, a manteiga e o alho (ou a cebola) picado, misture e ligue o fogo baixo, assim que o alho começar a ficar ligeiramente dourado tempere com 02 boas pitadas de sal diretamente sobre os alhos, mexa bastante com a ajuda de uma colher de pau e despeje todo o pacote de farofa pronta sobre o alho dourado, mexa bastante deixe a farofa ficar quente e desligue o fogo. Sirva de imediato.

De Banana

Ingredientes :

500 gramas de farofa pronta da yoki
05 bananas maduras (descascadas e cortadas em circulos médios)
Azeite qb
100 gramas de Manteiga
01 pitada de Sal
Pimenta do reino moída na hora qb

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, coloque o azeite, a manteiga e a banana cortada, misture e ligue o fogo baixo, assim que as bananas começarem a ficar ligeiramente douradas tempere com 01 pitada de sal e 01 de pimenta sobre elas, mexa bastante com a ajuda de uma colher de pau e despeje todo o pacote de farofa pronta sobre as bananas douradas, mexa bastante deixe a farofa ficar quente e desligue o fogo. Sirva de imediato.

De Ovos

Ingredientes :

500 gramas de farofa pronta da yoki
05 ovos ligeiramente batidos
Azeite qb
150 gramas de Manteiga
Sal qb

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, coloque o azeite, a manteiga e ligue o fogo baixo, assim que a manteiga derreter coloque os ovos batidos, tempere com sal e pimenta, mexa bastante com a ajuda de uma colher de pau e assim que a mistura de ovos começar a secar na panela e se formarem pedaços, despeje todo o pacote de farofa pronta sobre os pedaços de ovos, continue mexendo bastante (raspe o fundo da panela) deixe a farofa ficar quente e desligue o fogo. Sirva de imediato.


De Bacon

Ingredientes :

500 gramas de farofa pronta da yoki
250 de bacon defumado cortado em pedaços pequenos
Azeite qb
Sal qb
01 Pimenta dedo de moça picadinha (sem as sementes)

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, coloque o azeite e o bacon cortado em pedaços para grelhar em fogo baixo, quando todos os pedaços estiverem crocantes coloque a pimenta picada, mexa bastante com a ajuda de uma colher de pau e despeje todo o pacote de farofa pronta sobre o bacom dourado, mexa bastante deixe a farofa ficar quente e desligue o fogo. Sirva de imediato.


Excelente Carnaval para todos e bom descanso para quem precisa!

Tomate Mi Confite, Mozzarella de Bùfala e Gelatina de Camarões...

Entrada divina e maravilhosa do Chef Laurent(Suaudeau), para comer rezando mas quem ousar fazê-la vai ter de passar o dia inteiro na cozinha e gastar gás equivalente a uma semana de almoços, brincadeiras a parte essa é uma receita "trabalhosa" e demorada mas realmente impressionante.
Boa sorte a todos....

Tomate Mi Confite, Mozzarella di Bùfala e Gelée de Crevettes

Ingredientes para o Tomate Mi Confite:

04 tomates salada maduros e firmes
250 ml de óleo de girassol
01 dente de alho fatiado
01 folha de louro
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb

Ingredientes para a Gelatina de camarão:

50 gramas de cenoura cortada em Brunoise
50 gramas de alho poró picado (só a parte branca)
50 gramas de cebola cortada em Brunoise
03 claras
01 litro de fumet de crustáceos (faça um caldo com casca de camarão, mirepoix e tomate)
15 gramas de gelatina branca em pó e sem sabor
01 abacate cortado em cubinhos
01 papaia cortado em cubinhos
01 laranja (sem pele, cortada em gomos e depois em quadradinhos)
01 limão ( sem pele, cortado em gomos e depois em quadradinhos)
20 camarões pequenos
01 colher de sopa de azeite
01 colher de sopa de manjericão picado
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb

Para a Montagem:

100 gramas de Mozzarella de Bùfala
01 colher de café de pimenta calabresa

Modo de Preparo:

Em uma vasilha de barro grande acomode os quatro tomates, cubra com o óleo e coloque também o dente de alho, a folha de louro, uma pitada de sal e outra de pimenta. Coloque no forno baixo 120º graus por 03 horas e meia.Retire da vasilha um a um, pressione ligeiramente com um garfo e pincele com um pouco do óleo do cozimento e uma pitada de sal, coloque em uma assadeira seca e leve de volta ao forno a 100º graus por cerca de 04 horas. Reserve.

Agora vamos a gelatina, em uma vasilha (Bowl) coloque a cenoura, o alho poró e a cebola cortadinhos. reserve. Bata as claras até que espumem (quase em neve) misture aos legumes, junte o fumet de crustáceos ainda morno, leve essa mistura a fogo baixo para ferver, com a ajuda de uma colher de pau mexa devagarzinho para ajudar os reziduos a subirem, com uma escumadeira vá retirando-os.Quando as claras se aglomerarem na superfície do caldo (coisa de 15/20 minutinhos), faça uma abertura entre elas para poder ver o caldo, ele vai clarificando, deixe cozinhando por mais 10 minutos e então passe por uma peneira bem fina, experimente e corrija o tempero com sal e pimenta do reino moída na hora, misture a gelatina já preparada (amoleça o pó em duas colheres de sopa de água e aqueça no fogo baixo sem deixar ferver) e Reserve.

Em uma vasilha (Bowl) misture os cubinhos de abacate, de papaia, os quadradinhos de laranja e de limão, junte as folhas de manjericão e tempere com sal e pimenta.Reserve.

Coloque uma frigideira no fogo alto, ponha azeite para cobrir o fundo e salteie os camarões rapidamente só até mudarem de cor, retire da frigideira e deixe esfriar. Reserve.

Pegue quatro forminhas redondas (mais ou menos do mesmo diâmetro dos tomates) e despeje 0,5 centimetros de gelatina em cada uma, deixe na geladeira por 20/30 minutos para começar a endurecer, agora coloque os camarões espalhados por sobre a gelatina endurecida, cubra com mais gelatina, leve a geladeira por cerca de 10 minutinhos, retire e espalhe as frutas, cubra com o restante da gelatina e leve a geladeira por pelo menos 01 hora.

Na hora de servir, coloque em cada prato um tomate mi confite, polvilhe com pimenta calabresa, por cima coloque uma fatia grossa e redonda de mozzarella de bùfala e por cima desenforme a gelatina de camarão.

Sirva imediatamente.

Bom Apetite

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Tomate recheado com suflê de queijo Brie

O trabalho não dá folga mesmo, a coisa tá pegando mas vamos a mais um tomate recheado delicioso, inspirado em um prato do restaurante Marcel de São Paulo que usa o queijo camembert em sua receita mas como eu só tinha Brie lá em casa, fiz com o Brie mesmo e achei de uma delicadeza maravilhosa.
Mas vamos ao que interessa...


Tomate recheado com suflê de queijo Brie

Ingredientes:

04 tomates salada (maduros e firmes)
25 gramas de manteiga sem sal
20 gramas de farinha de trigo
120 ml de leite integral
150 gramas de queijo Brie (ou camembert)
04 claras de ovos
30 gramas de queijo parmesão ralado
Noz moscada ralada qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb

Modo de Preparo:

Corte as tampas dos tomates e retire o miolo (use para outra preparação)deixe os tomates de cabeça para baixo,Reserve.
Pegue uma panela grande e derreta a manteiga em fogo brando, agora acrescente a farinha, mexa o tempo todo até ela começar a ficar ligeiramente dourada, comece agora a colocar o leite pouco a pouco e sem parar de mexer(ele vai engrossar)até formar um creme, rale a noz moscada, mexa para incorporar e junte cerca de 100 gramas do queijo escolhido(Brie ou Camembert), continue mexendo e tempere com sal(só uma pitada) e pimenta do reino até o queijo derreter todo formando a massa do suflê.Reserve.
Bata as claras em neve e incorpore-a na massa do suflê, delicadamente. Corte as 20 gramas de queijo que sobraram em quatro pedaços e coloque cada um dentro de cada um dos tomates, recheie cada um com a massa do suflê e polvilhe com o queijo parmesão ralado.
Coloque os quatro tomates em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido em 200º graus até dourar o suflê.

Sirva imediatamente.

Bom Apetite

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Segunda-feira.......uma baita falta de inspiração e tomates!


É isso mesmo, falta de inspiração e só pode ser pelo excesso de trabalho que não deixa tempo para a gente sonhar, andar pelas feiras/mercados sentindo o perfume que vem das barracas e com isso sentir aquela vontade louca de entrar na cozinha, transformar os ingredientes em alguma coisa nova que te desperte as papilas gustativas, que te emocione ao fazer lembrar do passado, que te de forças para encarar e sorrir para o futuro ainda desconhecido....
Mas vamos voltar a "vaca fria" e falar dos tomates, ontem acabei indo na Cobal do Leblon para comprar umas coisinhas e passeando pelas bancas me deu vontade de fazer tomates recheados, lá fui eu procurar o tomate certo(tipo Débora é o redondo, tipo salada ou caqui é o grande,tipo carmem é o oblongo), do tamanho certo, no ponto de maturação correto para ser recheado, assado e depois explodir na minha boca em uma miríade de sabores trazendo lembranças e me fazendo sorrir para o futuro. Existem muitas opções de recheio, vou passar a receita dos meus favoritos, alguns muito fáceis e outros mais trabalhosos:

Tomates Recheados com queijo

Ingredientes:

04 tomates (tipo Débora grandes e maduros)
01 cebola média picada em brunoise
01 dente de alho fatiado
100 gramas de queijo parmesão ralado
100 gramas de queijo gruyere ralado grosso (ricota temperada, mussarela de bufala, emmental, minas frescal e etc...vá experimentando qual mistura lhe agrada mais ao paladar).
Sal qb
Azeite qb
Pimenta do reino moída na hora qb

Modo de Preparo:

Com a ajuda de uma faca pequena e afiada, corte como se fosse uma tampa na parte superior de cada um dos tomates, reserve.Agora com a ajuda de uma colher de sobremesa (ou menor) e a faca comece a cavar e retirar o miolo dos tomates, reserve.
Pegue os tomates (as tampas ao lado de cada um) e passe o dedo levemente sujo de sal por dentro de cada um deles, aproveite e bote uma pitada de pimenta do reino também, vire de cabeça para baixo e deixe dessorar por vinte minutos.
Em uma panela, faça um refogado com o azeite,a cebola, o alho(deixe dourar) e junte o miolo retirado de dentro dos tomates, cozinhe por cerca de cinco minutos, desligue o fogo e misture o queijo (escolhido) gruyere e metade do parmesão ralado, reserve.
Em uma travessa untada com azeite, acomode os tomates (pode ser necessário cortar uma tampinha do fundo dos tomates para garantir que fiquem firmes sem balançar)com as tampas ao lado, recheie cuidadosamente cada um deles com a mistura do refogado, aperte para que a mistura fique dentro do tomate e por ultimo polvilhe com o que sobrou do queijo parmesão ralado, leve ao forno pré-aquecido em 180º até ficar gratinado.
Sirva imediatamente após retirar do forno e com a tampa de tomate presa por cima com a ajuda de um palito, como acompanhamento de uma carne grelhada junto com arroz branco, ou como entrada acompanhado de mix de folhas verdes.

Bom Apetite

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Farfalle com camarão e creme de leite....

Ontem em um jantarzinho despretensioso só para mim e Regina fiz esse "macarrãozinho" e ela gostou muito (normalmente ela prefere molho vermelho), nada demais mas realmente vale a pena (para quem gosta de camarão com creme de leite) duplicar essa receitinha em casa.Mas vamos a ela.......

Farfalle com Camarão e Creme de leite

Ingredientes :

01 pacote de Farfalle (500 gramas)
500 ml de creme de leite fresco
300 gramas de camarão médio (sem casca e sem cabeça)
01 cebola grande (cortada em julienne)
02 dentes de alho (cortados em Brunoise)
01 tomate (cortado em brunoise sem as sementes)
01 pitada de fines herbes
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
25 gramas de manteiga sem sal
1/2 copo de conhaque
01 colher de sobremesa de mostarda em pó
Aji-no-moto qb
Molho Shoyo qb

Modo de Preparo :

Tempere o camarão (já limpo) com Pimenta do reino moída na hora (sal, só na hora que for grelhar) e reserve.
Coloque uma panela grande em fogo alto, agora coloque azeite suficiente para cobrir o fundo da panela, deixe aquecer um pouco, coloque a manteiga e grelhe os camarões rapidamente (essa é a hora da pitada de sal) só para mudarem de cor,retire os camarões da panela e reserve.
Diminua o fogo e na mesma panela coloque a cebola e o alho, uma pitada de sal e mais um pouco de pimenta do reino moída na hora, deixe refogar bem mas sem deixar escurecer, agora coloque o tomate e deixe murchar, agora o conhaque, mexa bem e coloque o creme de leite fresco, mexa e deixe cozinhando por cerca de 5 minutinhos em fogo baixo (experimente e corrija o tempero usando o aji-no-moto, a pitada de fines herbes, a mostarda em pó e o molho shoyo) coloque os camarões reservados, desligue o fogo e tampe a panela.
Cozinhe o macarrão em água fervente com bastante sal, "al dente", escorra a água e misture a massa junto com o camarão e o molho de creme de leite.
Sirva imediatamente e se gostar polvilhe queijo parmesão ralado no seu prato.

Bom Apetite

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Uma Entrada Clássica..............Melão com Presunto Cru!

Impressionante como tinha tempo que eu não me dava ao prazer de comer um simples melão (doce, maduro e geladinho) com presunto cru (cortado finíssimo) de entrada na hora do almoço, simples porém delicioso, refrescante, inspirador, reconfortante e me abriu o apetite para coisas mais fortes e temperadas que vieram em seguida.........Mas aí já é outra história!
Podemos usar presunto cru (Pata negra, Parma, Serrano...) ou presunto cozido(gosto muito do Royale da Sadia) ao seu gosto, o melão desde que maduro pode ser de vários tipos (Orange, Net, Pele de sapo) e cortado de diversas formas, em fatias (tire as sementes e a casca), em quadradinhos ou o mais diferente que é usar um boleador (2,4 ou 2,9 de diâmetro) para fazer bolinhas de melão.......

Melão com Presunto Cru

Ingredientes:

01 melão maduro (cortado da forma escolhida)
300 gramas de presunto cru (fatiado)
Pimenta do reino moída na hora (só uma pitada e é opcional)

Modo de Preparo:

Arrume em uma bela travessa (que possa ir a mesa), ou em pratos individuais o melão junto com 01 ou 02 das fatias de presunto, o presunto pode ser enrolado no melão, pode ser colocado de lado ou como você achar que fica mais bonito e mais prático para ser degustado.

Bom Apetite

AGORA O ARRUMADINHO.........

Delicia das delicias, mistura de cubinhos de carne de charque, carne de sol, linguiça calabresa, feijão macassar (de corda ou verde), farinha de mandioca, cebola, coentro, tomate, azeite ... junte um tantinho de saudade, experimente e chore de felicidade...............(existem versões baianas com carne de fumeiro e feijão fradinho, também são maravilhosas).

Arrumadinho

Ingredientes:

500 gramas de feijão macassar cozido (de corda ou verde)
250 gramas de carne de sol (dessalgada, escaldada e picada em cubinhos)
250 gramas de carne de charque (dessalgada, escaldada e picada em cubinhos)
01 linguiça calabresa (picada em cubinhos)
01 xícara de chá de farinha de mandioca
1/2 molho de coentro picadinho
01 cebola picadinha
01 tomate picadinho
02 colheres de sopa de manteiga s/ sal
Azeite qb
Sal qb
01 Pimenta dedo de moça (picadinha sem as sementes)


MODO DE PREPARO:

Cozinhe o feijão "al dente" com bastante água e uma boa pitada de sal, escorra e reserve.Em uma panela grande e em fogo médio frite os pedacinhos de linguiça em um fio de azeite, agora junte as carnes e uma colher de sopa de manteiga, refogue bem coloque agora a cebola picadinha, mexa bem, desligue o fogo e reserve (a ideia é de que a cebola não cozinhe totalmente). Em uma panela a parte, faça uma farofa fritando a pimenta dedo de moça e a farinha com o restante da manteiga, um fio de azeite e uma pitada de sal. Arrume em camadas numa travessa(que vá a mesa)o feijão, coloque por cima as carnes,o tomate picadinho e por cima de tudo a farofa. Enfeite com o coentro picadinho e sirva ainda quente, sobre a mesa é importante ter uma lata de azeite ou uma manteiga de garrafa.
Coma como aperitivo e acompanhado de uma maravilhosa cerveja estupidamente gelada.

Bom Apetite

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Arrumadinho & Escondidinho.............

Ambos Nordestinos legítimos e de gosto maravilhoso, aqui no Rio para matar a saudade do Nordeste temos milhares de opções(para todos os bolsos) do pavilhão de São Cristóvão onde temos uma feira permanente, passando por Santa Teresa no Bar do Arnaudo, Siri Mole & Cia em Copacabana e muitas outras opções espalhadas por todos os bairros da cidade.Mas mesmo em botecos com a cara do Rio(e com espírito Pernambucano como é a Academia da Cachaça)se pode muitas vezes encontrar um ou mesmo os dois clássicos nordestinos como são o arrumadinho e o escondidinho, se você também é um apaixonado pela culinária nordestina, faça também em casa essas delicias para os amigos............

Escondidinho

Ingredientes:

01 kg de macaxeira (mandioca/aipim cozido e transformado em purê)
500 gramas de charque (dessalgada, cozida na panela de pressão e desfiada)
100 ml de uma cachaça boa
01 cebola grande (fatiada fina em rodelas)
02 dentes de alho (fatiado)
01 molho de cheiro verde (salsinha e cebolinha picadinho)
Azeite qb
Sal qb
20 grãos de Pimenta do reino verde
300 gramas de queijo Coalho(que derreta,ralado grosso)

Modo de Preparo:

Coloque uma panela grande no fogo médio, deixe esquentar e refogue a cebola, o alho e os grãos de pimenta no azeite, quando estiverem dourados coloque a charque e mexa bem, coloque a cebolinha picada e deixe refogar, use a cachaça para deglaçar a panela (dos pedacinhos de charque grudados no fundo da panela), deixe secar um pouco, desligue o fogo e espalhe a salsinha. Reserve.
Pegue um pirex, unte com azeite e agora espalhe a carne de charque acebolada pelo pirex todo, cubra com o purê de macaxeira e polvilhe o queijo de coalho por cima, leve ao forno pré-aquecido em 180º até começar a borbulhar e o queijo derreter.
Sirva quente, acompanhado de arroz branco ou sozinho como aperitivo.

Bom Apetite

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mais um indiano.......................

Agora vou passar uma receita indiana que serve para fazer, cordeiro, frango, camarão ou peixe e é realmente muito saborosa e leve (vem do sul da Índia).Mas vamos ao que interessa de fato, que é essa bela receita...

Refogado Indiano

Ingredientes:

500 gramas da carne escolhida (cordeiro,frango, camarão VG ou peixe)
Azeite qb
75 ml de água de coco
200 ml de leite de coco
02 cebolas grandes
04 dentes de alho
06 tomates maduros
01 colher de sopa de curry
01 colher de sobremesa de paprika (doce ou picante)
01 colher de sopa de mostarda em pó
01 colher de sobremesa de curcuma
01 pitada de açafrão
Sal qb
Pimenta do reino Moida na hora qb

Modo de Preparo:

Em uma vasilha (Bowl) misture todos os seguintes ingredientes secos (Curry, Paprika, mostarda em pó, curcuma, açafrão, pimenta do reino moída na hora e uma bela pitada de sal), Reserve.
Trate e limpe a carne escolhida cortando em pedaços de igual tamanho. Reserve.
Passe todos os pedaços da carne escolhida uma a uma pela mistura de temperos e reserve.
Bata no processador as cebolas, os dentes de alho e os tomates. Reserve.
Coloque uma panela grande no fogo alto, coloque azeite até cobrir o fundo da panela e grelhe a carne escolhida dos dois lados (se for camarão ou peixe retire da panela depois de grelhado, descasque os camarões e reserve.), diminua o fogo para médio e coloque os ingredientes batidos no processador, mexa bem com a ajuda de uma colher de pau, diminua o fogo novamente e cinco minutinhos depois acrescente a água de coco e o leite de coco, deixe cozinhar/reduzir por cerca de vinte minutos com a panela destampada (mexendo de vez em quando, faltando cinco minutos para completar 30 minutos de cozimento coloque os camarões e ou o peixe), desligue o fogo e tampe a panela.
Sirva acompanhado de arroz branco.

Bom Apetite

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Gaspacho.......................Sopa Fria!

O verão definitivamente aportou aqui no Rio de Janeiro, sem ar-condicionado não há quem resista e a conta de luz no final do mês com certeza me dará um susto.
Pensem em uma refeição saudável e refrescante com vários alimentos crus, é assim que penso nessa deliciosa sopa de tomate espanhola servida fria (quase gelada) e perfeita para esses tempos de calor absurdo.
Mas vamos a ela e algumas possíveis variações....

Gaspacho

Ingredientes:

10 tomates maduros (tipo Débora)
01 cebola pequena
02 pepinos médios
01 pimentão vermelho sem sementes
01 pimentão verde sem sementes (se não quiser tão picante,não use o verde)
03 dentes de alho (sem o miolo e picado)
06 fatias de pão francês (use 01 pão dormido)
05 colheres de sopa de azeite
03 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Sal qb
Pimenta-do-reino moída na hora qb

Modo de Preparo:

Higienize todos os vegetais,corte em cubos não muito pequenos 02 dos tomates, 1/2 cebola, 1/3 dos pimentões e 1/2 pepino para servir em cumbucas individuais a parte acompanhando a sopa. Reserve.
Agora corte todos os outros em pedaços médios e coloque no liquidificador junto com o alho, o pão dormido, o azeite, o vinagre e tempere com o sal e a pimenta.
Bata a mistura em um liquidificador (junte um pouco de água se necessário para tornar mais liquido) e coe em uma peneira fina.
Experimente e corrija o tempero se necessário,Reserve na geladeira.
Sirva o gaspacho bem gelado em prato fundo,acompanhado sobre a mesa das cumbucas individuais com os vegetais cortados.
Caso queira sirva croutons a parte.

Bom Apetite

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Figos grelhados com presunto cru..........

Essa é a ultima receita dessa série de aperitivos, muito fácil de ser feita e absolutamente deliciosa acaba sendo um enroladinho de presunto cru recheado com um pedaço de figo grelhado com mel em frigideira anti-aderente.
Mas vamos ao que interessa...

Enroladinho de presunto cru

Ingredientes:

01 caixa de figos (lavados e com o cabinho descartado)
200 gramas de presunto cru (finamente fatiado)
Mel qb
Manteiga qb

Modo de Preparo:

Não tire a casca dos figos apenas lave muito bem lavado e corte o cabo bem na sua base, seque com papel absorvente, corte os figos ao meio e reserve as metades na geladeira.
Aqueça em fogo baixo uma frigideira anti-aderente(T-fal), suje a frigideira com manteiga e grelhe as duas metades do figo com um fio de mel dos dois lados, retire e coloque em um prato reservado.Limpe a frigideira com papel absorvente e faça novamente mais duas metades e assim sucessivamente.Agora, com todas as metades de figo grelhadas corte cada metade ao meio e enrole cada pedaço em uma fatia de presunto cru, espete um palito e sirva com os figos ainda mornos.

Bom apetite e sucesso na conversa jogada fora com os amigos....

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Massa Folhada Recheada...............

Essa é outra que costumo comprar pronta (uso a da Arosa) ao invés de fazer em casa por conta da trabalheira que dá, trabalhar com a massa folhada tem que ser em um ambiente fresco (se possível refrigerado mesmo), você ganha tempo para fazer as coisas com calma sem risco da massa desmanchar com o calor.Mas vamos logo ver essa duas receitinhas que são deliciosas.........

Enroladinho de presunto e fios d'ovos

Ingredientes:

01 caixa de massa folhada laminada congelada (300 gramas)
100 gramas de presunto cozido fatiado (se tiver tender,fica melhor ainda)
100 gramas de fios d'ovos
01 gema de ovo batida (para pincelar)

Modo de Preparo:

Deixe descongelar a massa folhada, com ela ainda um pouco congelada vá abrindo a massa com cuidado para não quebrar, corte quadrados ou retangulos iguais e recheie cada pedaço com um enroladinho de presunto com fios d'ovos, feche a massa folhada e pincele com a gema de ovo batida só por cima.Coloque os pacotinhos em uma assadeira polvilhada com gotículas de água e leve ao forno pré-aquecido em 180º e deixe até ficarem douradas.
Retire da assadeira com a ajuda de uma espátula e sirva quente.


Enroladinho de Ameixa com Bacon

Ingredientes:

01 caixa de massa folhada laminada congelada (300 gramas)
01 caixa de bacon fatiado
250 gramas de ameixa preta
1/2 litro de óleo de soja (para fritar as ameixas com bacon)
01 gema de ovos batida (para pincelar)

Modo de Preparo:

Tire o caroço das ameixas, e enrole cada uma em 1/2 fatia de bacon, prenda com um palito, faça o mesmo com todas as ameixas. Reserve na geladeira.

Coloque uma panela no fogo médio com 1/2 litro de óleo de soja, quando estiver quente comece a fritar os enroladinhos de ameixa com bacon(só para dourar o bacon) de dois em dois, reire da panela com uma escumadeira e deixe escorrer a gordura, coloque sobre papel absorvente e deixe esfriar completamente.Reserve na geladeira.

Deixe descongelar a massa folhada, com ela ainda um pouco congelada vá abrindo a massa com cuidado para não quebrar, corte retangulos do tamanho de cada um dos enroladinhos de ameixa com bacon e enrole cada pedaço de massa com um dos enroladinhos de ameixa com bacon, aperte a massa folhada e pincele com a gema de ovo batida só por cima.
Coloque os pacotinhos em uma assadeira polvilhada com goticulas de água e leve ao forno pré-aquecido em 180º e deixe até ficarem douradas.
Sirva ainda quente.

Bom Apetite

Enroladinho de presunto com fios d'ovos............

Essa é até brincadeira de criança de tão fácil de ser feita mas como quase sempre eu as sirvo nas reuniões lá em casa e o objetivo é petiscar algo muito bom, tenho obrigação de relacioná-la entre os meus preferidos.
Nada mais fácil do que comprar um bom presunto fatiado fininho, e um pote de fios d'ovos (o custo beneficio entre comprar e fazer os fios d'ovos, demonstra que não compensa fazer)e mãos a obra....

Enroladinho de presunto com fios d'ovos

Ingredientes:

250 gramas de presunto cozido fatiado (sugiro o Royale da Sadia)
200 gramas de fios d'ovos

Modo de Preparo:

Separe uma fatia do presunto e coloque sobre um prato, com a ajuda de um garfo pegue um bom punhado de fios d'ovos e coloque sobre uma das pontas da fatia de presunto, aperte um pouco e comece a enrolar o presunto fazendo um canudo, agora corte ao meio fazendo de cada fatia, dois enroladinhos.Reserve na geladeira.
Sirva sobre uma tábua de madeira.

Bom Apetite

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Peperonata.........................Italiana!

Pura sobre uma torradinha de pão, como molho para temperar uma salada de folhas verdes, como acompanhamento de uma terrine de carnes fortes (porco, fígado, língua...), na verdade seja de que jeito for eu realmente adoro uma bela peperonata mas tenho de fazer uma ressalva, nem todo mundo gosta de pimentões (apesar desse ser servido sem a pele, que é o que faz a maioria passar o dia conversando com o pimentão).
Mas vamos a receita que tem os seus segredinhos...........

PEPERONATA

INGREDIENTES:

Sal qb
04 dentes de alho
02 pimentões vermelhos graúdos
02 pimentões amarelos graúdos
01 colher de sopa de alcaparras
01 colher de chá de oregano
Azeite extra-virgem qb (cerca de 100 ml)
01 folha de louro
pimenta do reino moída na hora qb

MODO DE PREPARO:

Lave e seque os pimentões, coloque no forno e vire de lado conforme a pele deles vá ficando levemente queimada. Retire do forno e coloque os pimentões em um saco de plástico, feche bem e deixe reservado por cerca de 10 minutinhos. Agora vamos retirar a pele dos pimentões (use uma faquinha para ajudar a puxar a pele, abra os pimentões e retire as sementes, depois corte em tiras de largas (cerca de 01 centimetro)no sentido do comprimento. Reserve.
Descasque os dentes de alho e fatie-os finamente, misture os dentes de alho, o azeite, a pitada de sal, o orégano, a pimenta do reino e a folha de louro.
Em uma vasilha (que possa ir a mesa)monte camadas alternadas das tiras de pimentão e do molho que se formou com o azeite até que terminem os ingredientes, salpique com as alcaparras e coloque na geladeira por pelo menos 12 horas antes de servir.

Bom Apetite

Adsense