Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Coalhada Caseira...........

Já cansei de procurar e não encontrar quem faça/venda coalhada caseira aqui no Rio (se alguém puder dar uma dica, agradeço de coração), existe bastante é iogurte, coalhada mesmo, nada a ver com as que eu comia no sitio feitas em casa pela minha avó.

Sendo assim fui a luta e descobri como fazer (estilo profissional), fica muito bom mas ainda não é do jeitinho que tinha lá no sitio, vou ver se descubro conversando com a Vovó mas a memória dela já não é mais a mesma (está com 101 anos)............

Acabei comprando um kit para fazer coalhada, que é vendido pela internet ( copie e cole esse endereço na barra de navegação : http://www.queijosnobrasil.com.br/portalbrasil/fabricacao-caseira-queijos-e-iogurte/302-kit-para-fabricacao-caseira-de-coalhada.html ) e fazendo em casa, é muito simples (você vai precisar de um termômetro culinário para medir a temperatura e uma placa de distribuição de calor para colocar embaixo da panela).

Coalhada Caseira

Ingredientes:

05 litros de leite integral (pode ser de caixinha ou de saquinho)
01 envelope com fermento para coalhada (comprei no www.queijosnobrasil.com.br )

Modo de Preparo:

Coloque a placa de distribuição de calor sobre chama média no fogão, coloque a panela/caldeirão (que caiba os 05 litros de leite) sobre a placa, derrame os 05 litros de leite e deixe cozinhando por cerca de 40/50 minutos ou até que atinja a temperatura de 80ºC , agora desligue o fogo e comece a diminuir a temperatura (banho maria gelado, mexer o leite e etc...) até atingir 35ºC, agora abra o envelope com o fermento e despeje seu conteudo sobre o leite, mexa bastante por cerca de 01 minuto, cubra a panela com um pano de prato limpo, tampe e guarde em local protegido de vento (guardei dentro do forno desligado) por cerca de 10/12 horas, agora retire do forno e deixe na geladeira, vá consumindo ao longo da semana sempre mantendo refrigerado.

Se preferir e tiver espaço na geladeira, logo após misturar bem o fermento você já pode colocar em potinhos individuais, deixe fermentar dentro do forno nos potinhos e depois guarde os potinhos na geladeira.

Eu uso adoçante (04/06 gotinhas em cada pote que vou consumir) mas se você quiser é só colocar/misturar 400 gramas de açúcar (refinado, light ou demerara) ao leite e deixar cozinhar até os 80ºC.

Bom Apetite

2 comentários:

  1. Todo esse cuidado e ainda não ficou igual a da vovó?

    Será que é por causa do leite pasteurizado?

    Parabéns pelo post, estava na dúvida se podia fazer coalhada com leite de caixinha. É mesmo necessário ferver o leite?
    Eu estava aqui pensando em pingar umas gotas de limão dentro da embalagem onde vem o leite, sem ferver, será que presta?
    Estou mais interessada no soro pra poder fazer Kvass de Beterraba.

    ResponderExcluir
  2. Prezada "gimptress" , provavelmente é a diferença do leite fresco para o pasteurizado mesmo.
    É importante sim chegar aos 80ºC (não é ferver) para matar qualquer bactéria nociva.

    Experimente só as gotinhas de limão e depois me conte qual foi o resultado.

    Abraços

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir

Adsense