Ofertas Header Adsense 2016

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Receita de Canapé

Essa é do fundo do baú, desde que me entendo por gente que nas recepções e festas da família sempre apareciam em suas duas ou três versões. Dependendo de com quem se falava na cozinha (Vovó Nena, Tia Cléo ou alguma empregada da época) a receita sempre variava um pouquinho, mas deixo as muitas opções de variação para a criatividade de quem for tentar fazer essas maravilhas.

A primeira delas é o canapé de cebola que de tão gostoso, até um amigo avesso a cebolas come e adora(mas continua declarando que não suporta cebola).



Canapé de Cebola


Ingredientes:


01 cebola média cortada em Brunoise
04 colheres de sopa de mayonese (eu uso a helmans, quem preferir fazer ou usar outra marca fique a vontade)
100 gramas de queijo parmesão ralado (pode ser de saquinho, gente preguiçosa)
01 pacote de pão de forma ( plusvita ou outro de sua preferência)


Modo de Preparo:


Corte a casca das fatias do pão de forma (guarde as cascas para outra preparação que ensino depois) e depois o miolo em cruz, 04 quadrados de cada fatia que serão as bases dos nossos canapés, depois de cortar o pacote todo deixe reservado. Misture em uma vasilha (Bolw) com a ajuda de um fuet (ou garfo) a Mayonese com a cebola já cortada em Brunoise e depois o queijo parmesão, reserve na geladeira. Cerca de 20 minutos antes dos convidados chegarem, tire a pasta de cebola com mayonese e queijo da geladeira e passe nos quadradinhos de pão com a ajuda de uma faquinha, passe a pasta generosamente (pode ficar alto, na altura de um dedo), vá colocando cada quadradinho em uma assadeira com dois dedos de distância entre eles, devem encher pelo menos duas assadeiras e meia. Como o gostoso é comer bem quente(cuidado para não queimar a boca), vá assando de acordo com a quantidade de convidados que já chegou, em um forno pré-aquecido a 180º até ficar ligeiramente dourado por cima(coisa de 10 minutinhos).

Primeira Variação:

Acrescente 01 molho de salsa picada na hora de misturar os insumos.

Segunda Variação:

Acrescente 01 molho de manjericão picado na hora de misturar os insumos.


CANAPÉ DE QUEIJO COM BACON


Ingredientes:

200 gramas de queijo parmesão ralado
01 colher de sopa de Mayonese
02 gemas de ovo
01 pacote de bacon em fatias
01 pacote de pão de forma

Modo de Preparo:


Da mesma forma que na primeira receita, é preciso cortar fora as cascas do pão de forma(reserve as cascas), e agora você vai cortar o miolo em três fatias compridas e estreitas, essa será a base do canapé.
Misture bem em uma vasilha (Bolw) com a ajuda de um fuet (ou garfo) o queijo com as gemas e depois a mayonese, reserve na geladeira. Pegue cada uma das fatias do bacon e a corte do mesmo tamanho do comprimento da base do canapé, e depois corte ao meio no sentido do comprido fazendo uma tira comprida, corte a quantidade de bacon suficiente para ter uma tira para cada fatia de pão. Com a ajuda de uma faquinha vamos passar a pasta de queijo nas fatias de pão, mas sem sermos tão generosos quanto antes, deve ficar bem compacto. Agora e só colocar delicadamente uma tirinha de bacon em cima de cada um , e espalhar os canapés montados, organizadamente pela assadeira, deixe um dedinho de distância entre eles. Assar em forno pré-aquecido a 180º até o bacon ficar moreninho(coisa de 6/7 minutinhos).


Com as sobras das cascas dos pães de forma, faremos um tipo de "Grissini" (aquele palitinho de pão temperado) para acrescentar aos aperitivos.


Ingredientes:

casca de um ou dois pães de forma
01 colher de sopa rasa de orégano
01 colher de sopa rasa de alecrim ou tomilho
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino moida na hora qb

Modo de Preparo:

Misture em uma vasilha (Bolw) as cascas do pão de forma, 02 pitadas de sal, 02 giros no moedor de pimenta, o orégano e o alecrim. Agora com a mão seca agite de maneira que os ingredientes se misturem bem, só nesse momento vá colocando o azeite em fio e mexendo sem parar com a ajuda de um Fuet (ou garfo) até ficar ligeiramente umido (não é para ensopar). Espalhe na assadeira e asse em forno pré-aquecido a 180º até ficar crocante (coisa de 5/6 minutinhos).

2 comentários:

  1. O canape de cebola parece uma delicia, mas o que é cebola cortada em Brunoise?

    ResponderExcluir
  2. Prezada Aurea, Brunoise é um tipo de corte (uma técnica da culinária francesa)que permite cortar em cubinhos, no caso do nosso canapé de cebola você pode picar bem picadinho ou até ralar a cebola em bom português. Caso tenha interesse de uma olhada nas postagens feitas em 18 de agosto de 2008, cortes de batatas e cortes de legumes, lá você vai encontrar os diversos tipos de corte e seus nomes.

    Abraços

    Carlos Eduardo (dudu)

    ResponderExcluir

Adsense