Ofertas Header Adsense 2016

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

CEVICHE ...................uma explosão de sabores!!!

Me desculpem pela ausência de ontem, mas o trabalho está me sufocando, a coisa está pegando mesmo, mas nada mais refrescante do que uma bela salada de folhas verdes, com um Ceviche "fresquinho" suavemente adormecido entre elas.

O "fresquinho" entre aspas, porque diferentemente de nossos irmãos andinos (Chilenos, Peruanos e outros que o servem imediatamente após ser feito) o meu Ceviche fica marinando 24 horas na geladeira, antes de ser servido.

Mas vamos a ele, lembrando que existem muitas variações em que podem ser acrescentados ou tirados ingredientes (tais como azeitonas, salsa, polvo, lula, mexilhões, suco de tangerina, laranja, etc...), a idéia do Ceviche é servir os peixes cozidos apenas através da ação do suco de uma fruta cítrica como o limão:

Ingredientes:

500 gramas de filé de linguado cortado em cubinhos (ou outro peixe de carne branca)
500 gramas de filé de cherne cortado em cubinhos (ou outro peixe de carne branca)
500 gramas de camarão descascado, sem tripas e sem cabeça
02 cebolas roxa (picada em cubinhos bem pequeninos)
01 pimentão amarelo (sem as sementes, sem as partes brancas e cortado bem picadinho)
01 pimentão vermelho (sem as sementes, sem as partes brancas e cortado bem picadinho)
01 vidro de alcaparras (descarte o liquido)
02 pimenta dedo de moça (sem as sementes e cortada bem picadinha)
03 unidades de limão (só o suco)
01 litro de Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino branca moída na hora qb

Modo de Preparo:

Primeiro vamos colocar água para ferver (calma, no ceviche os peixes são cozidos só no suco do limão mas camarão, lula, polvo e outros precisam de tratamentos diferenciados, aqui vamos cuidar do camarão), tempere a água com sal e vamos dar um choque térmico nos camarões só para mudarem de cor, coloque o camarão de pouquinho na água fervente, retire imediatamente e passe por uma vasilha com água gelada (coloque gelo mesmo na água), seque e reserve na geladeira.

Feito isso, vamos misturar em uma vasilha (vidro, aço ou plástico) grande com tampa (ou então passe plástico filme para vedar) todos os ingredientes (primeiro os peixes e o suco dos limões, sal e pimenta do reino) misturando tudo muito bem e regando com o azeite no final de modo a cobrir tudo.

Guarde na geladeira, por 24 horas e sirva porções individuais no meio de uma bela salada de folhas verdes (mix de alface americana, francesa, mini agrião e rúcula) em cada prato, um acompanhamento tradicional costuma ser batata doce cozida e frita.

Pode ser uma entrada se for servido em pratos de sobremesa ou até mesmo a refeição principal se servido no prato grande e em maior quantidade.

Bon Appetit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense