Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 26 de agosto de 2008

E POR FALAR EM BACALHAU CRU.............

Vocês precisam experimentar essa receita, hoje em dia peixe cru está mais do que na moda, é sashimi prá cá, sushi prá lá, ceviche mais acolá e não é que os portugueses já comiam a "Punheta de Bacalhau" (o nome é esse mesmo, a globalização faz dessas coisas) há muito, muito tempo.....

Pré-conceitos a parte (em relação a comer peixe cru é claro), o Bacalhau na realidade é salgado, o que é um tipo de cura e podemos considerar como um tipo de cozimento.

Ânimos serenados, vamos a receita dessa iguaria deliciosa:

Punheta de Bacalhau (Tá legal podem chamar de "Salada de Bacalhau Cru", só para que nossas Avós não nos tirem do testamento).

Ingredientes:

500 gramas de bacalhau em pedaços (costuma ser mais barato)
05 dentes de alho
Azeite extra virgem
01 cebola roxa (opcional)
20 tomates cereja (opcional)

Modo de Preparo:

Coloque o bacalhau de molho na água (trocar a água pelo menos 3 vezes) e deixe na geladeira por pelo menos 12 horas (experimente e veja se está bom de sal, deve ficar ainda um pouquinho salgado), descarte a água e desfie o bacalhau com a ajuda de um garfo, tire qualquer vestígio de pele e/ou espinhas.
Coloque em uma vasilha com o alho (descascado) bem picadinho e regue com bastante azeite (até cobrir), deixe marinando pelo menos duas horas e já pode servir acompanhado de torradinhas de pão ou baguete fresca (essa é a versão tradicional, caso prefira incrementar coloque a cebola roxa cortada em rodelas bem finas e os tomates cereja cortados ao meio).

É maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Jesus!!!!!! isso é dos Deuses!
    que delicia!!! olha que eu adoro comer sushis e sashimis, mas esse bacalhau desbancou! Obrigada!! Meu marido amouuuuuuu e eu tambem. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde criancinha,e já não sou nova,que como essa iguaria,aliás ainda hoje comi.Mas ultimamente as etiquetas do bacalhau trazem a referência"deve ser cozinhado" e eu fico a cismar nisso,mas vo continuando a comer, pois gosto muito!

      Excluir
    2. Prezada María Adélia, confesso que ainda não li essa referência mas desconheço qualquer restrição a ingestão do bacalhau dessalgado crú. Também pretendo continuar me deliciando com esse prato. Aliás estive na Espanha recentemente e experimentei o bacalhau dessalgado e defumado. Delicioso também. Pra quem tiver interesse aqui no Rio encontrei para comprar no CADEG na loja Empório Gourmet Show.

      Excluir
  2. há!há!há!Fico muiiiito feliz que tenham gostado tanto quanto eu.

    Abraços

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir

Adsense