Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

FILÉ DE BADEJO COM BANANA NO MOLHO BRANCO

Esse é um prato, que mexe com minhas papilas gustativas sempre que me lembro dele, tive o prazer de degustar pela última vez em um restaurante francês de Fortaleza, já lá se vão alguns anos.................(essa semana não resisti e fui para a cozinha fazer).

Ele lembra muito o "filé de badejo a fiorentina" mas sem o espinafre, aliás ele pode ser feito também sem as bananas, ou seja, variações sobre um mesmo tema é o que a culinária mais nos permite, mas chega de papo e vamos colocar a mão no peixe.

O Molho Branco (variação do Bechamel)

Ingredientes:

01 litro de leite integral
1/2 cebola descascada
01 folha de louro
1/2 noz moscada ralada
150 gramas de manteiga sem sal
150 gramas de farinha de trigo
01 cebola roxa (bem picadinha)
04 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal qb
Pimenta do reino branca moída na hora qb
(Para a Fiorentina acrescente 01 xícara de espinafre passado na água fervente com sal, espremido e bem picado.)

Modo de Preparo:

Coloque o leite em uma panela e o tempere com a 1/2 cebola, a 1/2 noz moscada ralada na hora e a folha de Louro, 02 giros no moedor de pimenta, deixe ferver e reserve.

Em outra panela derreta a manteiga, coloque a cebola picadinha (e o espinafre picado se for a Fiorentina) até quase dourar, tempere com sal (pouco pois o queijo parmesão já é salgado) e pimenta do reino moida na hora, mexa bem e coloque a farinha de trigo (diminua o fogo) continue mexendo sem parar até que forme uma bola e que solte completamente da panela, mexa ainda por mais um minuto e coloque o leite reservado (já coado para reter a folha de louro e os pedaços de cebola) e continue mexendo até engrossar, desligue o fogo e coloque as 04 colheres de sopa de queijo parmesão, mexa bem até incorporar e reserve.


O Peixe

Ingredientes:

04 filés de badejo (ou outro, linguado, tilápia...)
05 colheres de sopa de manteiga
05 colheres de sopa de azeite
02 colheres de sobremesa de alcaparras
01 cálice de vinho madeira (ou Izidro R)
Pimenta do reino branca moida na hora qb
Sal qb
01 colher de sopa de farinha de trigo para empanar (só sujar) o peixe


Modo de Preparo:

Temperar os filés de peixe com sal e pimenta-do-reino.Reservar. Aquecer bem uma frigideira e adicionar o1 colher de azeite e 01 colher de manteiga para cada filé de peixe. Passar o peixe na farinha de trigo, remover o excesso e fritar ligeiramente na frigideira.Reserve.
Coloque mais um pouco de manteiga e azeite na panela onde os filés foram fritos e vamos deglaçar a frigideira com as alcaparras e o cálice de vinho madeira (atenção, o caldo resultado dessa mistura nós vamos misturar com o molho branco já pronto e reservado).

A Banana

Ingredientes:

02 bananas maduras (nanica ou maçã)
01 colher de sopa de manteiga sem sal

Modo de Preparo

Descasque e corte ao meio no sentido comprido, em uma frigideira (t-fal) suja de manteiga, doure as fatias dos dois lados.

Untar uma travessa com o restante da manteiga (ou um pouco do molho branco, fazendo um berço para os filés) e colocar os filés, cada um com uma fatia da banana dourada por cima. Acrescentar o molho branco por cima de cada filé. Leve ao forno para gratinar, servir em seguida, acompanhado de arroz branco ou arroz com passas.

Bon Appetit

2 comentários:

  1. Prezado Carlos Eduardo,
    Escrevo porque também estudei no Souza Leão e também tenho 46 anos. Comecei na 4a. série em 1973 (ainda ao lado do Parque Lage) e fui até a 8a. série, que conclui em 1977(já naquela ladeira em frente aos Bombeiros). Na minha turma tinha (que me lembro) o Cláudio Torres, que era meu xará, o Ayrton Pacca, o cara, o gustavo, leite glória (esqueci o nome), e um cara gente boa que tinha uma mobilete e morava perto da ladeira.....
    Em 1978 minha família saiu do RJ e viemos para Brasília, logo perdi mais ainda o contato.
    Como não recordo o nome de quase ninguém....e como se passaram (rápido como sabemos) muitos anos pensei que pela idade vc. poderia ser da minha turma.
    De qualquer forma, se não for, ficam os parabéns pelo blog. Vou experimentar umas receitas.
    Um abraço, Cláudio Machado Pinto.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cláudio, meu apelido era Kaká, e eu era de outra turma, que tinha o Vavado(Luiz Osvaldo Graça Couto), o Pedro Cardoso e outras figuraças. Seja muito bem vindo ao Blog e divirta-se.

    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir

Adsense