Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 9 de setembro de 2008

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO......

No ultimo dia 05 de Setembro comemoramos (ainda bem que foi comemoração), 22 anos de casados e aproveitamos para fazer uma nova tentativa de aproximação com a culinária Tailandesa (a primeira tentativa foi catastrófica, a quantidade e a intensidade da pimenta do primeiro prato queimaram toda minha boca, fiquei sem poder sentir sabor algum), dessa vez fomos ao Nam Thai aqui no Rio que até selo de reconhecimento do governo Tailandês, tem.

Fomos muito bem recebidos pelo garçom a quem tive a preocupação de externar meus temores de que novo desastre, pudesse por fim as minhas já abaladas convicções (também as papilas gustativas) de poder enfim conhecer melhor a dita culinária, muito bem treinado o garçom sabia explicar todos os pratos e conseguiu me tranquilizar, além de mostrar que no cardápio os pratos vinham acompanhados de uma marcação, tipo um solzinho (*) onde 01 * é levemente apimentado, 02 ** é bem apimentado e 03*** é para "doidos sem paladar", ou pessoas muito habituadas a comer pimenta (e olhem que eu adoro pimenta), sem contar a inestimável ajuda de Claudio e Luciana (amigos queridos e companheiros de aventuras gastronômicas) já experientes em culinária Asiática em geral e Tailandesa em particular.



Começamos com o Tunq Tonq, que é uma espécie de trouxinha de frango com coentro embrulhado em massa, frito e passado em molho picante.....

Tunq Tonq

Ingredientes:


Molho

01 pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas
01 alho
03 colheres (sopa) de molho de peixe (nam pla)
03 colheres (sopa) de suco de limão
01 colher (sopa) de açúcar ou até equilibrar o sabor

Trouxinha

700 g de filé de frango picado
01 maço de coentro (só as folhas)
01 ovo
04 colheres (sopa) de shoyu light
03 colheres (sopa) de óleo de soja
02 pitadas de pimenta-do-reino branca moida na hora
24 folhas de harumaki quadradas (massa para rolinho primavera)
01 l de óleo de girassol (para fritar)

Modo de Preparo:


Molho:

Esmague no pilão a pimenta e o alho e junte os outros ingredientes. Corrija o açúcar se necessário, e reserve.

Trouxinhas:

Misture todos os ingredientes, exceto o harumaki e o óleo de girassol, e passe pelo processador. Corte as folhas de harumaki em 4 e separe-as com a ajuda de um pano úmido. Recheie cada porção com uma colher (chá) rasa da mistura de frango e una as quatro pontas formando uma trouxinha. Se algum pedaço de massa se romper, cubra tudo com outra massa.
Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e frite as trouxinhas até dourar. Escorra bem e sirva com o molho ao lado.

É só pegar uma das trouxinhas com a mão, mergulhar no molho e morder.................


CAMARÃO COM AIPO E MOLHO AGRIDOCE PICANTE

Kunq Pad Ponq (ou algo muito parecido com isso)

Ingredientes:

02 talos de aipo
01 pepino japonês
01 pimenta dedo-de-moça
02 colheres (sopa) de óleo
02 alhos picados
01 xícara de cebola em gomos
320 g de camarões grandes descascados com a cauda
04 colheres (sopa) de açúcar
04 colheres (sopa) de vinagre de arroz
04 colheres (sopa) de molho de peixe (nam pla)
01 tomate maduro cortado em gomos
Cebolinha picada
Arroz branco cozido sem tempero (01 xícara por pessoa, como acompanhamento)

Modo de Preparo:

Corte o aipo, o pepino e a pimenta (fica mais picante, se mantiver as sementes da pimenta) em diagonal. Em fogo alto, aqueça uma panela wok (ou uma frigideira grande) até esfumaçar. Coloque uma fina camada de óleo. Junte o alho, em seguida, o aipo, o pepino, a pimenta e a cebola (mexa bem). Ponha os camarões e frite até ficarem firmes. Cuidado para não fritar demais. Junte o açúcar, o vinagre e o molho de peixe. Misture bem para dar sabor e verifique o ponto dos camarões. Acrescente o tomate e a cebolinha picada a gosto, misturando bem.
Sirva imediatamente acompanhado do arroz branco.

A melhor dica que recebi, foi acompanhar tudo com uma cerveja bem gelada e de fato comecei a me interessar mais pela comida Tailandesa, parabéns ao pessoal do Nam Thai (apesar do pato no leite de coco, com muiiiiiita pimenta cujo nome ( Gaenq Phed Ped Yannq) não sei pronunciar nem por decreto).

Bon Appetit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense