Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

CARTOCCIO, PAPILLOTE, ENVELOPE..........

Ao gosto e no idioma de cada freguês (Italiano, Francês, português...), o que realmente importa é que além de delicioso, tem uma lindíssima apresentação e encanta os convidados. É realmente muito simples fazer, e tanto pode ser feito em papel alumínio quanto em papel manteiga (folha dupla), desde que com cuidado e delicadeza para que os líquidos e vapores do cozimento se mantenham confinados no envelope.
Podemos usar, filé de peixe, camarão, filé de frango, ostras, vieiras, talharim, cogumelos e mais uma infinidade de produtos, é só usar a imaginação.

CAMARÃO AL CARTOCCIO

Ingredientes:

08 camarões grandes
01 cebola
08 cogumelo Paris
01 dente de alho fatiado
01 alho poró fatiado (só a parte branca)
Azeite
Manteiga
01 cálice de vinho branco seco
Sal
Pimenta do reino branca moída na hora

Modo de Preparo:

Faça os envelopes com papel manteiga (folha dupla) ou usando papel alumínio, com tamanho um pouco maior que os quatro camarões (vamos fazer dois cartoccios, cada um com 04 camarões) lado a lado (minha sugestão é fazer os envelopes antes, deixando apenas um dos lados aberto para poder rechear e fechar depois.

Limpar os camarões sem tirar a cabeça e a casca, é só forçar um pouquinho a cabeça do camarão para baixo, segurando o corpo com a outra mão e colocar debaixo de água corrente, não se assuste mas vai sair muita coisa de lá, agora esfregue o camarão entre as suas mãos debaixo da água corrente e pronto está limpo (se preferir limpe mesmo, tirando casca, cabeça e tripas, só não esqueça de diminuir o sal e o tempo de cozimento).

Agora em uma vasilha (Bolw) é só temperar os camarões com sal (como ele está com a casca acaba dificultando a penetração do sal, portanto use um pouco a mais) e pimenta moída na hora. Reserve na geladeira.

Cortar a cebola, o alho poró e os cogumelos em julienne.
Em uma frigideira (t-fal) quente e com um pouco de azeite e manteiga, refogue o alho poró, as cebolas e os cogumelos, tempere com pouco sal e pimenta do reino moída na hora, coloque o cálice de vinho branco e deixe reduzir um pouquinho em fogo baixo.

Disponha os camarões, sobre uma "cama" feita com o refogado de cebola, alho poró e cogumelos em cada um dos envelopes, regando-os com um fio de azeite.

Feche bem os envelopes (para o de papel vegetal, se necessário, pincele clara de ovo nas beiradas).

Leve ao forno pré-aquecido a 200C, por aproximadamente 20 minutos.Retire o Cartoccio do forno (vai estar estufado com o vapor), coloque-os nos pratos e sirva imediatamente. Abra-os, com uma faca muito afiada, na frente de seu convidado.

Podemos utilizar todos os tipos de alimentos no cartoccio. Na receita acima podemos substituir os camarões por filés de peixe. Outra idéia é fazer uma "cama" de cebola, azeitonas e tomate cereja. Use diferentes ervas frescas (manjericão, tomilho, pimenta dedo de moça (sem as sementes) e etc...).

Manja che te fa bene

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense