Ofertas Header Adsense 2016

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Meu Doce Setembro......................Raclete!

E esse inverno se recusa terminantemente a ir embora, aproveitando o friozinho fomos jantar na casa de um casal de amigos, muito queridos Claudinho e Luciana. No jantar uma Racleteira moderna e totalmente surpresa para mim, deixa eu explicar melhor:
O Raclete tradicional é um queijo redondo e grande que é aquecido/derretido (em uma parafernália elétrica, chamada de racleteira) e comido com batatas cozidas, presunto cru, pickles de pepino e pão. Já o que me foi oferecido, é uma versão mais moderna e descontraída, embora também tenha outra parafernália elétrica (porém aceita outros tipos de queijos) onde se pode colocar vários tipos de queijos (não só o Raclete) como Gorgonzola, Emmental, Gouda, Provolone........... são umas gavetinhas onde se pode colocar (de acordo com a sua imaginação) para derreter junto com o queijo ou queijos escolhidos por exemplo: Alho picadinho, azeitonas, salame, cebola, ervas.....etc.
Na parte de cima dessa parafernália elétrica nova, se coloca as batatinhas cozidas e um bocadinho de manteiga e elas ficam grelhando lentamente enquanto você derete suas misturas nas gavetinhas.
É um charme e absolutamente delicioso como se fosse um fondue de queijo com mais opções de sabores e misturas criativas. Mas agora vamos tentar fazer você repetir isso em casa......

RACLETE TRADICIONAL

01 racleteira (sem ela a opção é derreter o queijo em pedaços menores em uma frigideira t-fal ou no forno em tabuleiro anti-aderente e levar para a mesa)

Ingredientes:

1/2 queijo Raclete
300 gramas de batata cozida em água e sal
01 pote de pickles de pepino
250 gramas de presunto cru
02 baguetes frescas

Modo de Preparo:

Sirva os pratos com 02 batatinhas cozidas, 01 pepino, 02 fatias de presunto cru, 01 pedaço de pão e sirva uma fatia do queijo derretido sobre as batatas.


RACLETE DA LUCIANA

01 racleteira moderna, aquela com gavetinhas onde você pode colocar o tipo de queijo que quiser(não só o Raclete) e misturar com temperos, especiarias e outros (caso não tenha a racleteira a melhor opção e usar um tabuleiro anti-aderente e fazer cada um a sua mistura preferida em um pedaço do tabuleiro e levar ao forno)

Ingredientes:

150 gramas de Queijo Raclete
150 gramas de queijo Provolone
150 gramas de Queijo Emmental
150 gramas de queijo Gorgonzola
200 gramas de cebola cortada bem fininha
100 gramas de alho picadinho
100 gramas de azeitona verde picadinha
01 pote de pickles de pepino
200 gramas de salame fatiado
01 colher de sopa de Fine Herbs
300 gramas de batatas cozidas na água e sal
02 baguetes frescas

Modo de preparo:

Faça a mistura de queijos, temperos, salame e ervas do seu gosto coloque na sua gavetinha para derreter (ou no seu pedaço do tabuleiro), e arrume no prato 02 batatinhas cozidas, 01 pedaço de pão e 1 pepino em conserva, coloque o mix derretido por cima das batatinhas e divirta-se com os sabores...........

Acompanha um bom vinho tinto (encorpado) que consiga harmonizar essa profusão de sabores contrastantes.

Não é à toa, a afinidade que temos, considero a Luciana uma das melhores cozinheiras que conheço e agora fazendo Curso de Gastronomia é que ela vai brilhar mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bon Appetit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense