Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 14 de outubro de 2008

O Clássico ....LÍNGUA AO MOLHO MADEIRA

Ontem recebi a visita do Cristóvão, um amigo muito querido e que considero como um irmão mesmo, já fazia um ano que só nos falávamos por telefone, como a casa ainda não está arrumada da mudança, só fomos lá para ele conhecer o novo apartamento dar um abraço em Regina e depois fomos jantar no velho Rian ali na Rua Santa Clara em Copacabana quase na esquina da AV. Atlântica. O Rian é daqueles restaurantes clássicos de cuja cozinha se tem a certeza de sair um prato correto mas nada de excepcional.
Como fomos a pé, pudemos beber a vontade e ele matou a saudade do bom chope da Brahma (engraçado isso, mas em Recife e São Luiz do Maranhão são poucos os lugares com chope da Brahma) e pedimos duas Línguas ao Molho Madeira que me fizeram querer passar essa receita para vocês.

Língua ao Molho Madeira

Ingredientes:

01 unidade de Língua
10 ml de Óleo de soja
05 gramas de Alho
Sal qb
02 folhas de louro
04 grãos de pimenta do reino preta
40 gramas de Manteiga
01 unidade de Cebola
40 gramas de Farinha de trigo
300 ml de Vinho madeira seco (ou Izidro R)
200 ml de Caldo de carne

Modo de Preparo:

Abra a embalagem e retire a Língua passando por debaixo de água corrente, coloque a peça inteira na panela de pressão com as folhas de louro, os grãos de pimenta e uma pitada de sal. Cubra com água até a metade da panela feche e ponha em fogo alto até a válvula começar a soltar vapor, diminua o fogo e marque 50 minutos no relógio.Passado esse tempo, desligue o fogo e ajude a tirar o vapor levantando a válvula com uma colher de sopa, depois que acabar de sair o vapor, abra a panela e retire a língua e retire a pele externa da língua e fatie a língua em pedaços finos.Reserve.

Ferva os 300 ml de vinho madeira até ele reduzir a metade.Em uma frigideira em fogo baixo torre (escureça) a farinha de trigo e reserve.

Em uma panela grande, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho, depois acrescente a farinha escurecida e mexa bem com o auxilio de uma colher de pau. Reserve.

Ferva o caldo de carne e adicione o vinho madeira reduzido.Agora vá adicionando esse caldo a panela grande (com a mistura de manteiga, cebola, alho e farinha) em fogo baixo e mexendo bem para não empelotar o molho, quando todo o caldo já tiver sido incorporado acrescente as fatias de língua e deixe cozinhar por cinco minutinhos(experimente e corrija o tempero com sal e pimenta do reino moída na hora).

Sirva acompanhado de arroz branco e batatas fritas.

Bon Appetit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense