Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Harmonização do Chateaubriand com Vinhos....by Márcio Pezzella

Pedi ajuda ao Márcio Pezzella (nosso professor de enologia no curso de chef do Senac) para harmonizar todos as receitas postadas aqui no Blog, ele estava levando uma surra por conta das muitas receitas em que a mistura de temperos (alguns até exóticos) é muito forte e variada. Mas no Chateaubriand com molho Bérnaise (um Clássico da culinária Francesa) ele deu um show de opções, não só as mais "óbvias" (óbvia só para quem sabe muito, não é o meu caso!) como algumas bastante interessantes. Mas chega de papo e leiam o e-mail dele para mim aqui em baixo:

" Olá Carlos

Sem dúvida é um clássico!!!

Normalmente um filé-mignon grelhado com batatas confit pediriam um vinho tinto seco, jovem, de corpo médio. Se aplicariam a este caso os vinhos das uvas Cabernet Sauvignon ou Merlot. Um Chianti Clássico também se harmonizaria bem.

Mas como você utiliza não apenas o vinagre de estragão como também adiciona estragão picado, que possui gostos marcantes, além das batatas serem feitas na banha de porco, o conjunto pede um vinho um pouco mais "encorpado".

Como o prato é de inspiração francesa, a harmonização mais tradicional seria um Bordeaux Superior ainda jovem, com 3 a 4 anos.Pensando ainda em Europa, um Barolo também se aplicaria bem ao prato.

Se pensarmos em vinhos mais "em conta" e fáceis de encontrar, podemos pensar em um Cabernet Sauvignon jovem do novo mundo, em especial do Chile, que são mais encorpados e com aromas herbáceos e de frutas vermelhas.

Grande abraço.

Prof. Márcio Pezzella "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense