Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Quibe / Kibe..........Cru, de Bandeja ou Frito!!!!!!!!!!!!

Sou louco por comida árabe, principalmente depois de ter comido o rodízio do Almanara do centro de São Paulo (Rua Basílio da Gama nº 70 / tel – 3257 7580), quando tinha uns 14/15 anos de idade (já lá se vão mais de trinta anos), desde então sempre que posso dou um jeitinho de incluir um almoço por lá quando vou a São Paulo.

Mas essa postagem é só para atender ao pedido de um amigo que quer fazer um kibe (Quibe) em casa e como ele mora no Rio de Janeiro não dá para encarar o Almanara-SP (mas aos interessados, temos excelentes opções aqui pelo Rio de kibe (Quibe), sugiro na galeria Menescal em Copacabana o imbatível Ballbek e para curtir um rodízio ainda em Copacabana, mas já na Praça do Lido o AMIR na rua Ronald de Carvalho, 55 C. Tel (21) 2275-5596 ).

O sabor delicioso dos quibes costumam ser por conta da mistura de algumas especiarias, além da óbvia boa qualidade da carne e demais ingredientes utilizados, a Ba-Har , mais conhecida como pimenta - síria, de sabor picante é um dos mais importantes ingredientes do quibe e da esfirra. Em sua composição encontram-se a pimenta-do-reino preta, pimenta-da-jamaica (ou do reino branca), cravo-da Índia, canela e noz-moscada.Mas vamos a receita.....


Quibe Cru

Ingredientes:

01 kg de carne bovina (patinho)
700 gramas de trigo fino já hidratado
sal qb
azeite qb
pimenta síria qb
01 galhinho de hortelã (para decorar)
cebolinha (para decorar)
04 tomates (cortados em quatro)
04 cebolas (cortadas em quatro)

Modo de preparo:

Lave o trigo, deixe de molho por 20 minutos, esprema bem e reserve.
Limpe a carne, retirando todos os nervos e pedaços de gordura, corte em cubos. Coloque no processador , moa a carne ainda meio congelada ou então coloque duas pedras de gelo junto, para que não escureça.
Junte o trigo, a carne, a pimenta-siria e o sal e amasse bastante, umedeça a mistura com água bem gelada.
Coloque a carne (ajeite com a mão) em uma travessa, faça riscos superficiais com uma faca (só para decorar), regue com azeite, sirva acompanhada de folhinhas de hortelã, cebola, tomate e cebolinha verde (espalhe por cima).


Quibe frito ou assado na bandeja

Ingredientes:

01 kg de carne bovina (patinho)
700 gramas de trigo fino já hidratado
Sal qb
Azeite qb
Pimenta Síria qb

Recheio:

1/2 kg de carne bovina moída (patinho)
2 cebolas médias (cortadas em Brunoise)
1 maço de salsinha (só as folhas picadas)
Óleo de soja qb
Sal qb
Pimenta Síria qb
01 molho de cebolinha
01 molho de hortelã

Modo de preparo:

Lave o trigo, deixe de molho por 20 minutos, esprema bem e reserve.
Limpe a carne, retirando todos os nervos e gordura, corte em cubos. Moer a carne ainda congelada ou colocar pedras de gelo junto, para que não escureça.
Junte o trigo, a pimenta síria e o sal; amasse bem. Umedeça a mistura com água bem gelada.

Recheio:

Tempere a carne moída com o sal e a pimenta síria, reserve.
Refogue a cebola e coloque a carne temperada, salsinha picada e hortelã(só no final quando desligar o fogo). Colocar um pouco de água para cozinhar (se for necessário). Misturar bem e deixar até secar a carne.

Montagem na assadeira:

Unte a assadeira com óleo. Com as mãos molhadas, forme placas com a massa do quibe e forre a assadeira com espessura média de 01 cm, umedeça com água e azeite. Cubra com o recheio. Torne a fazer as placas com o restante da massa do quibe e coloque por cima do recheio para fazer a cobertura final. Risque superficialmente com uma faca quadrados ou losangos (só para decorar). Regue com azeite (ou manteiga). Coloque no forno pré-aquecido até dourar, cerca de 12 minutos.
Leve a assadeira a mesa e sirva cortando os losangos ou quadrados marcados na superfície.
Sirva quente.

Montagem para fritar:

Tenha ao seu lado um copo com a mistura de água com um pouquinho de óleo para molhar a mão. Pegue pequenas porções de massa de quibe e faça uma bola. Com o indicador molhado, fure a massa que está apoiada na sua outra mão, fazendo movimento de rotação. Feito o espaço, coloque o recheio do quibe e feche a abertura. Frite-os em óleo bem quente. Escorra em papel absorvente e sirva ainda quente.

Bom Apetite

4 comentários:

  1. excelente ! jah estah devidamente impresso e serah repassado a minha casa para q possa provar tao logo seja possivel. gostei de saber tb das opções aki em copa, n conhecia nenhuma das duas, experimentarei !
    obrigadissimo !
    marco

    ResponderExcluir
  2. É sempre um prazer atender os amigos, depois me conta como ficou!

    Abraços

    Dudu

    ResponderExcluir
  3. Prezada Adriana (Dri), seja muito bem vinda e espero sinceramente que que o "cozinha do dudu" possa te ajudar a encarar a cozinha com outros olhos, aqui tem um pouquinho de tudo, das facilimas as mais complicadinhas mas sempre bem explicadinhas...

    Grande abraço

    Dudu

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Adsense