Ofertas Header Adsense 2016

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Filé ao Molho Madeira.................Caldos e Molhos!!!!

Caldos são bastante básicos e fundamentais em qualquer cozinha profissional, já em casa acabamos não fazendo exatamente a mesma coisa por conta do trabalhão que dá e do volume utilizado que é bem menor, mas sempre dá para fazer alguma coisa parecida e com isso melhorar muito o paladar de alguns pratos, como por exemplo um filé com molho madeira (normalmente feito a partir de um caldo de carne seguido de um demi-glacê, reduzido com vinho madeira) acompanhado de arroz branco e batatas fritas.
Vou tentar passar algumas dicas para simplificar a vida na cozinha de casa, já que na profissional prefiro seguir a tradição mesmo..............

Filé ao molho madeira

Ingredientes:

250 gramas de filé mignon (um tornedor)
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Azeite qb
50 gramas de manteiga
1/2 cebola (cortada em Brunoise)
01 dente de alho (cortado em Brunoise e sem o germe)
50 gramas de bacon em cubinhos
100 gramas de cogumelo paris (fatiado em laminas finas)
01 cubo de carne Knnor
500 ml de água
01 colher de sopa de maisena
250 ml de vinho madeira (uso Isidro R)

Modo de preparo:

Bata com a palma da mão sobre o tornedor até que ele fique um belo bife meio alto (dois dedos de altura), tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Em uma panela ferva a água com o cubo de carne, reserve em fogo baixo.
Coloque uma frigideira de borda alta em fogo médio (deixe esquentar), derrame um fio de azeite e metade da manteiga, assim que derreter a manteiga sele o bife dos dois lados, retire e reserve no forno pré-aquecido em 180ºC.
Nessa mesma frigideira, coloque um pouco mais de azeite e frite o bacon, agora refogue a cebola, o alho , o resto da manteiga e os cogumelos (tempere com sal e pimenta), polvilhe a maisena e continue mexendo e deglaçando a frigideira, agora coloque o vinho, deixe o alcool evaporar e reduzir, sempre mexendo, o molho vai engrossar, use o caldo de carne aos poucos para ir acertando a textura correta do molho, não muito grosso e nem muito fluido(experimente e corrija o tempero se necessário).
Sirva o filé coberto pelo molho, acompanhado de arroz Branco e batatas fritas.

Bom Apetite

Um comentário:

Adsense