Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pão com pedacinhos de Damasco e Uva Passa......................

Adoro fazer Pães, essa semana me emprestaram alguns livros e não me fiz de rogado pus a mão na massa e com forno ligado fui assando uma fornada atrás da outra, queria um pãozinho para comer puro ou com geleia e manteiga, ligeiramente adocicado e com pedacinhos de damasco e uva passa....................

Pão com pedacinhos de Damasco e Uva Passa

Ingredientes:

900 gramas de farinha de trigo especial (peneirada)
03 ovos (sendo que 01 ovo é para pincelar a massa)
30 gramas de fermento fresco
200 gramas de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
150 gramas de açúcar
400 ml de leite integral (morno)
20 gramas de sal
04 colheres de sopa de uva passa preta (sem caroço)
10 damascos secos (picados)
Açúcar de confeiteiro (para decorar)

Modo de Preparo:

Em uma vasilha (Bowl, pode ser o da própria batedeira), misture a farinha com o fermento, misture o leite morno com o açúcar, junte e misture delicadamente (com a ajuda de uma colher de etileno) com a farinha, agora misture o sal com os 02 ovos e junte a farinha, coloque na batedeira com o gancho (batedor de massas pesadas)e ligue na posição 1.
Agora corte a manteiga em pedaços e vá adicionando na massa, assim que forem sendo incorporados, comece a colocar as uvas passas e os pedacinhos de damasco (bata por cerca de 10 minutos).
Agora prepare uma superficie enfarinhada e coloque lá toda a massa, acerte a textura da massa com um pouco mais de farinha e deixe descansar até dobrar de volume coberta com um pano de prato (protegida de correntes de vento).
Agora com uma faca corte a massa em tiras, enrole passando sobre a superficie enfarinhada e depois com cada uma das tiras faça uma trança, coloque sobre a assadeira enfarinhada (usei uma manta de silpat/silicone para proteger o fundo do pão) pincele com 01 ovo batido e deixe descansar até dobrar de volume novamente.
Pré-aqueça o forno em 180ºC e leve cada assadeira para assar por cerca de 40 minutos ou até ficar bem dourada.
Tire do forno, salpique com o açúcar de confeiteiro e deixe esfriar naturalmente (duram até uma semana na geladeira e até 03 meses congelados, embrulhe em papel aluminio e depois coloque dentro de um saco plástico).

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense