Ofertas Header Adsense 2016

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pão de Açai..........uma delicia !

Sábado passado tive o prazer de conhecer Juan Bertoni mestre em padaria/confeitaria, absolutamente simpaticissimo e transbordando energia positiva, nesse clima é claro que se aprende muito mais fácilmente. Esse pão de açai é um pão salgado para se fazer sanduiche (comi um com mortadela ceratti) ou passar pastinhas (a Ana Luisa fez uma manteiga de ervas que estava deliciosa) variadas de acordo com o seu gosto mas o pão é a estrela da combinação, sem a menor duvida.....
O dificil aqui, vai ser explicar o modo de fazer mas vamos lá!

Pão de Açai

Ingredientes:

500 gramas de farinha de trigo Renata
01 colher de sobremesa de sumo de limão (ou 05 gramas de melhorador)
25 gramas de fermento fresco
50 gramas de açúcar
50 gramas de manteiga sem sal
10 gramas de sal
01 ovo
200 gramas de polpa de açai
50 ml de água

Modo de preparo:

Esfarele e dissolva o fermento em um pouco de água ligeiramente morna, agora misture cerca de 100 gramas de farinha fazendo o que chamamos de "esponja" cubra com um pouco de farinha polvilhada e deixe o fermento agir por cerca de 15 minutos, agora junte a esponja, o açúcar, o resto da farinha, o sal, a manteiga derretida e o ovo, vá misturando tudo e use a polpa de açai como se fosse a água da receita, comece a sovar a massa (que deve soltar da sua mão depois de bem sovado), e acrescente colheres de sopa com água (01 de cada vêz) para que a massa fique macia e sempre sovando até a massa estar homogênea e macia.
Agora deixe descansar até dobrar de volume (protegida do vento com um pano ou filme plástico).
Corte a massa com a faca em tiras e de cada tira corte pedaços de peso igual (cerca de 05 centimetros de comprimento, 25 gramas cada), faça com cada pedaço de massa um cilindro fininho e depois dobre/enrole cada centimetro de uma ponta a outra modelando o que vai parecer, que horror um "coco de cachorro", fazer o que mas vamos em frente.
Coloque cada um deles lado a lado em um tabuleiro untado (deixe espaço dos lados pois ele vai crescer) e cubra com plástico para proteger e deixe descansar até dobrar de volume, agora você vai pincelar com uma mistura de ovo com um fio de óleo, todos eles e depois com a ajuda de uma tesoura dar um belo picote na parte de cima de cada um deles, agora leve ao forno pré-aquecido em 180º até assarem (cerca de 15/20 minutos).
Retire do forno e se resistir deixe esfriar para fazer seus sanduiches (os meus comi ainda quentes com manteiga de ervas).

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense