Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bacalhau a Lagareira........................Receita do Antiquarius !









Semana Santa chegou e o almoço de sexta-feira da Paixão foi lá em casa, conversa daqui, conversa dali e o Roberto disse que queria comer o Bacalhau a Lagareira feito pela receita do restaurante Antiquarius aqui do Rio, de onde ele guarda excelentes lembranças (foi dureza ganhar das lembranças gustativas dele), me virei e consegui a receita pela internet, fiz do meu jeito e agora posto aqui com as minhas observações e adequações.............

Bacalhau a Lagareira

03 postas de bacalhau cod gadus morhua dessalgado e congelado (cerca de 300 gramas cada posta, comprei na Delly Gil da Cobal do Leblon - Tel 2294 1151)
01 kg de batatas (cozidas "al dente", descascadas e cortadas em rodelas de cerca de 01 centimetro de espessura)
03 cebolas grandes (descascadas e cortadas em rodelas grossas)
01 vidro médio de azeitonas verdes descaroçadas
150 gramas de azeitonas pretas (aquelas miudas portuguesas - opcional, não consta da receita original)
06 dentes de alho grandes e finamente fatiados
10 dentes de alho com a casca (opcional, não consta da receita original)
20 tomates cereja (opcional, não consta da receita original)
01 litro de leite (opcional, não consta da receita original)
04 ovos ligeiramente batidos (para empanar as postas de bacalhau)
Farinha de rosca qb (para empanar as postas de bacalhau)
01 pé de brócolis americano
Azeite qb
Pimenta do reino moída na hora qb

Modo de Preparo:

Limpe o brócolis, separando em buquês de flores. Coloque água para ferver, agora tempere com uma boa pitada de sal, coloque as flores do brócolis e marque 02 minutinhos, retire e coloque de imediato em uma vasilha com água e gelo para interromper o cozimento (choque térmico), retire e reserve.

Descongele as postas de bacalhau na geladeira por cerca de 24 horas, deixe de molho no leite por cerca de 02 horas (na geladeira), retire do leite (retire qualquer excesso de peles e espinhas) e seque com a ajuda de um papel toalha absorvente, coloque 01 pitada de pimenta do reino sobre cada posta, agora passe as postas pelos ovos ligeiramente batidos e pela farinha de rosca (bata levemente para retirar o excesso de farinha).

Agora unte um tabuleiro/assadeira com azeite e intercale batatas, cebolas e os dentes de alho com casca, ajeite as postas de bacalhau (coloquei sobre as cebolas) e polvilhe as postas com o alho fatiado, regue com bastante azeite e espalhe as azeitonas verdes e pretas, mais uma bela pitada de pimenta do reino moída na hora.

Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por cerca de 30/40 minutos (ou até ficarem douradas) e regue de quando em quando com azeite da própria assadeira (se quiser coloque mais azeite) e vire as batatas se necessário, 10 minutos antes de tirar do forno espalhe os tomatinhos e os buquês de brócolis pela assadeira.

Retire do forno e sirva na própria assadeira bem quente acompanhado de arroz branco.

Bom Apetite

2 comentários:

  1. Uau!!!!!!!!
    Babei !!!!!!!!!!

    Bjs

    Cacau

    ResponderExcluir
  2. Quando você vier nos dar a honra da visita faremos um outro !!!!!!

    Beijos

    Dudu

    ResponderExcluir

Adsense