Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

COZINHA LIGHT: HUMMM, SEI NÃO!!!!!!!! Tilápia a Minha Moda

Chegou logo o primeiro pedido, e é de uma amiga muito querida cujo apelido é "draguinha" (excelente boca, come de tudo que faço menos a Lingua ao molho madeira), vive de dieta pelo menos de segunda a sexta-feira, malha muito e vive querendo que eu faça comidas mais pro natureba e versões lights.
Como deve dar para imaginar pelas minhas fotos, light não é exatamente a minha proposta de culinária e nem opção de vida, mas no intuito de agradar a uma amiga, vamos lá (é só substituir o rizoto por arroz branco, que deve ficar light):

TILÁPIA LIGHT À MINHA MODA


INGREDIENTES:


Receita para 6 pessoas

6 filés de tilápia
12 camarões grandes descascados
01 berinjela
Manteiga qb
Azeite qb
1 xícara de arroz arbóreo
2 xícaras de caldo de peixe
1 xícara de vinho branco seco
Sal qb
Pi menta do reino branca moída na hora
1/2 kg de cebola
1 xícara Molho bechamel ralo
1 maço de cebolinha

MODO DE PREPARAR;

Corte os filés ao meio no sentido comprido e tempere-os com a pimenta (sal só na hora de ir ao forno). Reserve.

Limpe os camarões e tempere-os com a pimenta (sal só na hora de grelhar). Reserve.

Lave a Berinjela, e corte em 6 finas fatias e leve ao fogo uma fatia de cada vez numa frigideira t-fal com um pingo de azeite. Tempere com sal e a pimenta moída na hora e deixe grelhar dos dois lados em fogo baixo. Reserve sobre papel absorvente.

Pique a cebola em brunoise e leve ao fogo até dourar bem. Acrescente o arroz arbóreo, mexa e coloque 01 xícara de vinho branco e aos poucos o caldo de peixe. Cozinhe em fogo baixo até ficar al dente.

Pegue um filé por vez e coloque por cima a fatia de berinjela grelhada. Enrole com cuidado e amarre com um talo de cebolinha (o talo de cebolinha deverá ser brangido, seguido de choque térmico gelado).
Quando terminar, coloque as fatias de peixe enroladas em um tabuleiro untado com azeite, 1/2 colher de café de manteiga por cima de cada filé. Leve para assar em forno pré-aquecido a temperatura de 180º por 15 min.

Mexa um pouco o arroz e acrescente no final do cozimento 1 xícara de molho bechamel ralo, desligue o fogo e coloque uma colher de sopa de manteiga.

Grelhe os camarões na manteiga com azeite (não esqueça de por o sal).

Monte os pratos com 02 rolinhos de peixe e sirva o risoto de cebola ao lado, enfeite com 02 camarões cada prato.

E para acompanhar nada melhor que a sugestão de harmonização do Márcio Pezzella logo aqui embaixo:

TILÁPIA LIGHT À MINHA MODA

A Tilápia é um peixe de água doce, o que já indica um sabor mais suave. Feito assim no forno deve ficar ainda mais leve, pedindo portanto um vinho branco seco, fresco e leve, como um Chardonnay sem madeira ou um Riesling Trocken (que significa “seco”).



Bon Appetit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense