Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Para alegrar o final de semana de alguém vegetariano

A Massa Farfalle vem da palavra Italiana Farfalla (Borboleta) que como podemos ver na foto acima, lembra mesmo uma borboleta.

Mas não é só para os vegetarianos, mesmo eu que sou louco por carne vermelha, quando sirvo esse prato, ele é unico (fora entradinhas e sobremesa).E também por conta da pesquisa, estamos com um empate técnico na preferência por receitas Italianas e Francesas, pensei em brindar vocês com esse Farfalle com queijo Brie (aliás é o prato preferido da Regina) que ilustra de maneira magnífica a culinária Franco-Italiana, ainda mais com essa ótima sugestão de harmonização feita pelo Márcio Pezzella, lá no final da receita.


FARFALLE COM QUEIJO BRIE



Ingredientes:


01 pacote de Farfalle (uso muito as marcas italianas Divela e De Cecco)
125 gramas de queijo Brie de boa qualidade (President)
02 latas de tomate "Pelati" (tomate sem pele enlatado)
01 cebola cortada em Brunoise
200 gramas de azeitona preta temperada sem caroço
Sal qb
Pimenta do reino branca moida na hora qb
Azeite

Modo de Preparo:
Eu costumo usar a minha panela wok (frigideira/panela grande) para fazer o molho e depois jogo a massa escorrida nela para misturar com o molho e sirvo nela mesma.
Primeiro vamos colocar a panela no fogo, quando estiver bem quente coloque o azeite e as cebolas, quando estiverem suadas (transparentes) adicione as azeitonas cortadas grosseiramente, mexa bastante e coloque o conteúdo das duas latas de tomate "pelati" e deixe cozinhar em fogo baixo.
Enquanto o molho cozinha, tire o queijo Brie da geladeira (ou deixe 10 minutinhos no freezer) e corte com cuidado a casca de fungo branco que o recobre (coma a casca com uma torradinha de pão) e divida o queijo sem a casca com a mão mesmo, em três pedaços e coloque sobre o molho em três lugares separados, desligue o fogo e tampe a panela com a tampa.
Agora vamos colocar o Farfalle para cozinhar em abundante água fervente (01 litro de água fervente para cada 100 gramas de massa) com sal, começe a experimentar o ponto da massa "Al Dente" lá pelo cinco minutos após a água ter voltado a ferver.
Ligue o fogo da panela Wok novamente e mexa com uma escumadeira/colher de pau (aproveite para corrigir o tempero, com sal e pimenta do reino moida na hora).
Com a massa "Al Dente", escorra a massa e misture com o molho na panela Wok e depois é só servir (não aconselho oferecer queijo parmesão ralado pois o sabor do Brie é muito sutil e delicado).

FARFALLE COM QUEIJO BRIE

O Brie é um queijo macio, de leite de vaca, acidez e gordura médias (aprox. 45% de gordura) e pouco sal. A tradição nos leva aos vinhos franceses, que neste caso seria um vinho branco de bom corpo e razoável acidez como um Borgonha branco ou ainda um Chardonnay amadeirado. Se os vinhos franceses estiverem um pouco acima do seu orçamento, um Chardonnay Chileno passado em madeira vai cumprir bem esse papel.


Bon Appetit

Um comentário:

  1. Depois de ler tudo isso, e lógico, salivar não sei quantas mil vezes, pego o telefone e peço um Cheese-Filet-Bacon.....No Laça Burger , é lógico...
    Com licença da palavra....é pho......

    Beijos

    Estou adorando seu blog

    Cacau

    ResponderExcluir

Adsense