Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

"Receita Milionária" Concurso da Knnor.........Terrine em Massa Folhada!

Estou ficando abusado, dia desses dei de cara com o site da Knnor e vi um Concurso "Receita Milionária" e já mandei a minha receita, que segue abaixo para quem quiser fazer (é muito fácil e deliciosa).

Quem quiser as inscrições ainda estão abertas para receitas postadas até 01/09/2008.

É só clicar aqui: http://www.receitamilionaria.com.br/site/

TERRINE DE CARNE DE PORCO AO POIVRE VERT EM MASSA FOLHADA

Ingredientes:

01 Kg de carne de porco (pernil)
500 gramas de Toucinho defumado
02 pact de bacon em fatias (500 gramas cada pacote)
01 cebola roxa descascada e cortada em três pedaços
03 dentes de alho picados
40 grãos de pimenta do reino verde
01 cubo de caldo Knorr bacon e louro
04 pitadas de sal (só para corrigir e se for necessário)
03 /04 giros no moedor com pimenta do reino branca (moída na hora)
01 colher de sobremesa de fines herbes
01 colher de chá de Alecrim
01 ovo
01 gema para pincelar a massa folhada
01 pacote de passa folhada (uso a da Arosa laminada)
100 ml de creme de leite fresco
150 ml de conhaque
150 ml de vinho madeira (pode usar o Isidro R)
200 gramas de uva passa preta sem caroço
01 saco plástico
01 forma de pão de forma grande (tipo forma de Bolo Inglês)

Modo de Preparo:

Corte a carne de porco e o toucinho defumado em pedaços pequenos e tempere com todos os temperos (exceto o sal, o cubo de caldo Knorr e a cebola) coloque tudo dentro do saco plástico e cubra com a bebida, feche bem e deixe marinando na geladeira por 48 horas.

Coe a marinada e reserve (pode colocar as passas no liquido da marinada), coloque as carnes misturadas aos poucos no processador, junto com um dos pedaços da cebola e 1/3 do cubo de caldo Knorr.

Bata até virar uma pasta, retire do processador e reserve, coloque mais um pouco das carnes no processador e outro 1/3 do cubo de caldo Knorr, coloque o creme de leite e bata, retire do processador e junte a outra parte já processada, acabe de processar as carnes com o pedaço da cebola restante e o ultimo terço do cubo de caldo Knorr, junte todas as partes processadas em uma tigela grande(Bolw) e coloque o ovo e os 40 grãos da pimenta do reino verde, misture manualmente (com colher de pau) até incorporar (experimente o gosto para ver se precisa do sal).

Forre a forma com o bacon em fatias, deixando um pedaço de cada uma das fatias para fora da forma e coloque a pasta de carne de porco processada, quando faltar mais ou menos quatro dedos para a altura da forma coloque as passas em toda a extensão da forma e cubra com mais pasta da carne processada e feche com os pedaços de bacon fatiado que ficaram para fora da forma (se for necessário use mais 01 ou 2 fatias de bacon).

Tampe a forma com papel alumínio e leve ao forno 180º graus em banho Maria pelo meio da altura da forma por cerca de 2:30 h / 3:00 h, desligue o forno e retire as formas e deixe esfriar(sem desinformar), depois guarde na geladeira por 24 horas.

Para desinformar 24 horas depois, coloque a forma sem o papel alumínio virada para baixo sobre a grelha do forno com um tabuleiro na parte de baixo com um pouco de água (vai pingar gordura), acenda o forno a 200º graus e após 2/3 minutos retire a forma levantando-a (a terrine deve se soltar da forma), deixe no forno para dar uma corzinha no bacon (10/15 minutos) e depois retire, deixe esfriar e coloque na geladeira.

Para trabalhar a massa folhada, 1 hora antes de servir, retire-a da geladeira e coloque sobre uma assadeira ou tabuleiro polvilhado com gotículas de água e embrulhe a terrine nessa massa folhada como se fosse um pacote, pincele a massa folhada com a gema de ovo e coloque no forno pré-aquecido a 180º graus até dourar a massa folhada, retire-a e deixe esfriar em temperatura ambiente corte três ou quatro fatias e as arrume em uma bela travessa e sirva como entrada acompanhada de salada de folhas(alface romana, francesa, rúcula...) e torradas de pão preto e ou pão de grãos.

Essa é mais uma das receitas em que pedi ao amigo e professor de enologia Márcio Pezzella para tentar sugerir uma boa harmonização e ele gentilmente nos ofereceu essa aqui:

TERRINE DE CARNE DE PORCO AO POIVRE VERT EM MASSA FOLHADA

Pernil, Toucinho, Bacon, Marinada, Pimenta, são ingredientes e forma de preparo que já indicam uma comida mais “pesada”, o que pede um vinho mais encorpado.

Neste caso um vinho tinto seco, maduro e encorpado. Dois tipos me vêm a mente: Na linha dos “clássicos” temos um Côte-Rôtie da região do Rhône na França. Na linha dos “modernos” iria igualmente bem um Shiraz Australiano, que harmoniza muito bem com carnes temperadas.



É tudo de bom, Bon Appetit!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense