Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Receitas Chef Karen Couto

Quem é a Chef Karen Couto, uma brasileira, jovem, bonita e muito competente, que teve a oportunidade de trabalhar nada mais nada menos do que com o Chef Ferran Adrià, aquele do restaurante el Bulli na Espanha e que fez uma verdadeira revolução no mundo gastronômico com as suas espumas e esferas, mais do que isso, com sua cozinha experimental e sua dedicação assustadora as minúcias.

Mas o importante nesse Blog, é que a Chef Karen Couto veio ao Brasil fazer um festival de comida Catalã no Caesar Park, aqui em Ipanema e entre outros privilegiados tive o prazer de estagiar com ela e aprender um pouquinho mais.

Vou passar para vocês algumas receitas que foram servidas no Caesar Park durante o Festival de comida Catalã e que são além de deliciosas, muito fáceis de serem feitas......

ROBALO ALLIOLI

Entradinha para 04 pessoas

500 gramas de robalo limpo e filetado
Molho allioli com mel para pincelar as rosas de peixe (receitas abaixo)
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
01 Tomate concassê (sem pele e sem sementes)
04 potinhos de barro
Azeite

Modo de fazer

Corte os filés de robalo em tiras de ½ dedo de espessura e 10 cm de comprimento, enrole as tiras fazendo uma rosa de +- 125 gramas cada. Corte o tomate concassê em brunoise e coloque dividido um pouco em cada pote, coloque 01 rosa em cada pote e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora, um fio de azeite e pincele o allioli sobre as rosas. Leve ao forno pré-aquecido em 200 graus até gratinar (de 6 a 8 minutos).

Molho allioli:

Emulsão tradicional de alho, azeite e gema de ovos (nesse caso acrescentar mel).

Allioli tradicional

Descasque 5 dentes de alho e coloque em um pilão de mármore. Adicione sal a gosto e amasse a mistura até obter uma pasta homogênea. Aos poucos (bem lentamente) vá adicionando 1 xícara (chá) de azeite de oliva, amassando sem parar até obter uma pasta espessa. Se preferir, adicione algumas gotas de limão no final.

Versão moderna do allioli

Nos molhos allioli preparados atualmente, adiciona-se gemas de ovos. Há quem use gemas cruas e outros preferem gemas cozidas. Para facilitar incorporou-se o liquidificador. O resultado é um molho excelente, mas um pouco menos picante. O uso do pilão realça mais o sabor picante do alho.

Bon Appetit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense