Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Almoço na casa da Vovó..............

Depois de passar uns 20 anos fora do Rio de Janeiro, e só visitar a família uma vez por ano, (normalmente no aniversário da Vovó ou no da Mamãe), é bastante agradável encontrar com primos, tios e tias e ver que o almoço na casa da Vovó Nena não mudou nada, apesar de seus 99 aninhos (faz 100 esse ano). Continua com a cabeça ótima e também com o apetite em ordem. Normalmente vou todos os domingos tomar um lanche com ela. no fim da tarde, mas como viajamos no final de semana retrasado (Angra) e nesse final de semana tive o evento do Senac e o Mini- Festival de comida Italiana, não pude ir , então fui almoçar com ela nessa quarta-feira e o cardápio parecia o mesmo da minha infância.

Saladinha de folhas verdes, agrião e rabanetes fatiados (impressionante como os rabanetes de hoje em dia não são mais tão picantes quanto os de antigamente), Arroz Branco, Feijão Preto, Batata frita, Rosbife de filet Mingnon e Farofinha (é,nessa quarta-feira não teve o Angu mineiro).

Vou passar para vocês, a receita do Rosbife de Filet Mingnon da casa da Vovó....

FILET MINGNON A MODA DE DONA NENA

Ingredientes:

01 peça de Filet bem limpa
Azeite qb
Sal qb
01 colher de sopa de Mostarda
01 colher de sopa de manteiga sem sal
Pimenta do reino moída na hora
02 cálices de vinho tinto
01 cebola pequena cortada bem picadinha
01 panela de ferro

Modo de Preparo:

Tempere a peça de Filet com sal, pimenta do reino moída na hora, e a mostarda (esfregue bem em toda a peça), coloque a panela de ferro para aquecer em fogo alto e quando estiver quente coloque o azeite e logo depois o filet inteiro, deixe selar de todos os lados e diminua o fogo para não queimar, continue cozinhando a carne por cerca de 4/5 minutos de cada lado (Rosbife se come mal passado, só as pontas vão estar ao ponto ou até bem passadas, vai depender do tamanho do Filet),retire a carne e deixe descansando por cinco minutinhos antes de cortar em fatias de 01 dedo grosso e servir.

Agora vamos aproveitar esse tempinho para deglaçar a panela de ferro, leve a panela de ferro novamente ao fogo médio e coloque a cebola picadinha e uma colher de sopa de manteiga (com ajuda de um colher de pau mexa bastante para ajudar a soltar os resíduos da panela), quando a cebola já estiver ficando dourada e os resíduos tiverem se soltado, ponha os 02 cálices de vinho tinto, misture tudo e deixe o vinho reduzir a metade (experimente e corrija o tempero se necessário), pronto use esses sucos como molho para colocar na molheira e servir sobre as fatias de carne já nos pratos.

Bon Appetit

PS:Regina fez questão de me lembrar que esqueci das sobremesas (doce de banana, pudim de leite, Bolo de chocolate e um pavê de biscoito maria com creme de leite e geléia de morango)e da deliciosa experiência (e hábito arraigado) entre os mineiros e seus descendentes de se tomar café (na casa da Vovó em chicaras quase do tamanho das de chá)com fatias de queijo de minas curado ou meia cura, uma glória realmente.

2 comentários:

  1. adorei o almoço da vovo Nena, como sempre. Voce esqueceu as sobremesas.
    E o cafe com queijo, que ela não abre mão, e aproveita a nossa presença para tomar em chicaras de chá.
    regina

    ResponderExcluir

Adsense