Ofertas Header Adsense 2016

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Empadas, Empadinhas e Empadão..................

Só para não esquecer, o jantar de ontem foi uma delicia e a única mudança em relação a postagem foi que acabei usando a manta de "Silpat" (um tipo de manta de silicone) que se coloca na assadeira para não ter de untar as assadeiras.
Mas vamos ao real motivo da postagem de hoje, acabaram de me trazer 02 empadinhas de camarão do Bar Carangueijo (esquina de Xavier da Silveira com Barata Ribeiro em Copacabana), uma glória...
Vou tentar passar uma receita tão boa quanto (é dos alfarrabios de minha mãe) já que a original deles é segredo de estado. Pode ser feita pequena, média ou grande e com qualquer tipo de recheio, camarão, queijo, palmito, frango e etc...

Empadinha de ......

Ingredientes:

Massa

50 gramas de queijo parmesão ralado
01 xícara de leite
01 xícara de óleo
01 colher de chá de sal
02 xícaras de farinha de trigo
01 colher de sopa de fermento em pó royal
05 unidades de ovos
Manteiga para untar as forminhas

Modo de Preparo

Misture em batedeira todos os ingredientes por cerca de 2/3 minutos até estarem bem incorporados. Unte as forminhas com a manteiga e coloque uma colherada de massa no fundo (aperte contra as paredes da forminha abrindo um espaço no meio), ponha o recheio (a sua escolha e já cozido) e feche com outra colherada de massa(molde na mão para ajudar a fechar a forminha). Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Sirva quente.

Recheios:

Camarão

500 gramas de camarão pequeno/médio já limpo
01 cebola grande ralada
05 dentes de alho ralado
01 lata de "tomate pelado" (tomate em lata e sem pele)
300 gramas de azeitona preta (pode ser aquela portuguesa pequena com caroço - 01 em cada empadinha)
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora
1/2 limão

Modo de preparo:

Em uma panela grande coloque o azeite e refogue a cebola e o alho ralados, quando estiverem dourados acrescente o camarão (já temperado com pimenta, sal e o caldo de 1/2 limão) por 1 minuto mexa bem, retire os camarões e reserve.Agora refogue o tomate mexendo bastante, coloque as azeitonas, tampe a panela e deixe cozinhar até o tomate ficar bem macio (coisa de 5 minutinhos), mexa bem e volte com os camarões para a panela, desligue o fogo e deixe esfriar(esperimente e corrija o tempero se necessário).Coloque pelo menos 01 camarão, 01 azeitona e um pouquinho do molho em cada empadinha.

Queijo

300 gramas de queijo parmesão ralado
150 gramas de queijo gruyere
100 gramas de creme de leite fresco
04 unidades de ovos
Pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo:

Misture e amasse todos os queijos com o creme de leite, bata os ovos com a ajuda de um fuet (batedor de arame) e misture tudo temperando com a pimenta do reino moída na hora. Recheie a forminha só com a massa embaixo (deixe destampada a forminha) e depois preencha com a mistura de queijo. Leve para assar em forno pré-aquecido até o queijo estar dourado.
Sirva e coma ainda quente(mas com cuidado para não queimar o céu da boca).

Bom Apetite

2 comentários:

  1. Achei suas receitas otimas- parabens, vou fazer empadas de camarão,depois te conto,
    Jane-Paraná

    ResponderExcluir
  2. Ok Jane, experimente e depois me conte mesmo.

    Abraços

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir

Adsense