Galletes são crepes de massa salgada e os de lá são feitos com trigo Negro ou Sarraceno (Blé Noir) e perfeitos, crocantes com recheios pra lá de criativos fazendo conjuntos maravilhosos.
Primeiro experimentamos uns Blinis de trigo negro do couvert (experimentamos de peito de pato defumado e de tomate seco) acompanhados do vinho da casa (bastante bom por R$ 60,00 a garrafa, servem taças também), depois os Galletes e foram vários (são mais de 80 tipos diferentes) mas o meu de pato defumado com cogumelos Paris estava uma glória, todos acompanhados por salada mix de folhas verdes com tempero de vinagre, azeite, mel e mostarda Dijon e depois ainda consegui comer um delicioso Crepe Suzete.
Um programa realmente imperdivel (atenção : eles não abrem para almoço nem aos Domingos).
Receita de massa para gallete ou crepe cada um costuma ter a sua (vou passar a mais simples e semana que vem me comprometo a passar as mais complexas), sei que nas diversas filiais da "Casa Pedro" se encontra o trigo Sarraceno (mas não sei se já na forma de farinha), de qualquer maneira vou passar uma receita com farinha de trigo comum mas a grande dificuldade vai ser conseguir a chapa lisa e redonda onde se fazem os crepes (sem ela usando frigideiras vai ficar mais parecido com panqueca).
Massa
Ingredientes:
200 gramas de farinha de trigo
200 ml de leite integral
01 unidade de ovo
01 pitada de sal
Modo de Preparo:
Misture tudo em um liquidificador e use essa massa em uma chapa (ou frigideira t-fal) untada com um pingo de manteiga a cada colherada de massa, na chapa use o rodo para espalhar a massa o mais fino possivel e na frigideira mexa a frigideira para a massa correr e preencher todo o fundo da frigideira (não sei porque mas é absolutamente normal se perder a primeira e as vezes até a segunda crepe, chamamos isso de calibrar a mão para acertar a quantidade de massa e a intensidade do calor da chapa/frigideira).
Recheio salgado:
Quase tudo pode ser usado como recheio de uma Gallete, dos mais simples queijo prato (parmesão) com presunto cozido (cru) dentro da Gallete e um molho de queijo (gruyere/creme de leite temperado com um pouco de pimenta do reino moída na hora) derretido por cima.
Passando por salpicão de frango defumado desfiado com azeitonas, cebola e maionese.
Aos mais sofisticados, como salmão defumado e folhinhas de endro por dentro da Gallete e molho de mostarda Dijon com mel e suco de limão.
Agora com Crepes (os doces) a variedade também, é indecente, a maioria com recheio de frutas frescas (morango por exemplo) com cobertura de ganesh de chocolate meio amargo por cima ou clássicos como o Crepe Suzete....Ganesh de chocolate meio amargo
Ingredientes:
200 gramas de chocolate amargo
100 gramas de creme de leite
70 gramas de manteiga
01 gema de ovo
Modo de preparo:
Misturar tudo em banho Maria com ajuda de um fuet (batedor de arame) até incorporar.
Crepe Suzete
Ingredientes:
01 casca de 01 laranja ralada (cuidado para não ralar a parte branca que é amarga)
01 colher de sopa de manteiga
02 colheres de sopa de açúcar
30 ml de conhaque
50 ml de licor de laranja (cointreau)
200 ml de suco de laranja
Modo de Preparo:
Numa frigideira em fogo médio coloque a casca de laranja ralada e a manteiga até que derreta (não deixe queimar), acrescente açúcar e misture até formar um caramelo. (Retire a frigideira do fogo) Coloque o conhaque, volte ao fogo e flambê (deixar o vapor do álcool pegar fogo e evaporar), adicione o suco de laranja e misture bem até ficar lisinho. Junte as crepes feitas e abertas (sempre com o lado mais claro para cima) e despeje o licor. Mexa bem, dobre as crepes duas vezes e sirva ainda quente (caso goste, junte uma bola de sorvete de creme).
Bon Appetit
Nenhum comentário:
Postar um comentário