Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

FOIE GRAS ..........................de comer rezando!

Ontem mais uma vez me permiti o prazer de assistir a uma das aulas da Chef Flávia Quaresma (sou fã de carteirinha), e como comentamos entre nós felizardos, foi de comer rezando "ajoelhados nos caroços de milho", vou passar para vocês uma das receitas dela.

Tá certo é um absurdo, o que fazem com patos e gansos (alimentação forçada) para se conseguir um excelente Foie Gras (super desenvolvimento do fígado das aves), mas o resultado é realmente excepcional e o preço também é excepcional (R$ 240,00 o kg).

Há boa noticia, é que já se produz um bom Foie Gras aqui no Brasil o que contribui para os preços ficarem mais acessíveis, uma das opções é o da Villa Germania (tradicional produtor de patos de Santa Catarina - Vale do Itajaí) que está lançando a sua linha de Foie Gras em supermercados e teoricamente a preços mais interessantes, a outra opção e de melhor qualidade é o Foie Gras da Agrivert (cujo representante aqui no Rio de Janeiro é o Antenor & Filhos cujo endereço está no Blog, nos sites que eu recomendo, como "Ótimo fornecedor de carnes nobres").

Mas vamos trabalhar, é fundamental manipular o mínimo possível a peça de Foie Gras e a temperatura ambiente (se possível com ar condicionado) deve ser bem baixa, caso contrário corremos o risco de perder parte dessa maravilha que vai se derreter.

Crème Brûlée de Foie Grass

Ingredientes:

120 gramas de Foie Gras cortado em cubos
270 ml de leite
04/05 gemas de ovos (dependendo se pequenas 05 se grandes 04)
Flor de Sal qb
Pimenta do Reino Branca moída na hora qb
Açúcar Cristal para queimar

Modo de Preparo:

Aqueça o leite em uma panela de aço, acrescente os pedaços de Foie Gras e mexa com a ajuda de um fuet por cerca de 3/4 minutos, bata no liquidificador e passe por uma peneira.Ponha as gemas em uma vasilha (Bolw) e misture ligeiramente, acrescente a mistura do leite com o Foie Gras e mexa bem, tempere com a flor de sal e pimenta do reino branca moida na hora (experimente e corrija se necessário). Coloque esse creme temperado nas forminhas (50 gramas cada) e leve ao forno por 15 minutos na temperatura de 90º graus.

Retire e leve para resfriar/gelar.

No momento de servir, despeje uma fina mas consistente camada de açúcar sobre o creme e queime com o maçarico.

Sirva imediatamente acompanhado de uma fatia de Brioche e 1/2 figo grelhado com mel.


Bon Appetit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense