Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 11 de novembro de 2008

FOCACCIA........................

Regina anda me perturbando de tanto pedir para fazer uma Focaccia, que resolvi fazer hoje a noite uma de surpresa para ela, confesso que acho gostosa mas não tenho essa paixão toda que ela tem pelo dito pão, depende muito do que se coloca como cobertura da mesma.
A tradicional leva apenas, azeite, alecrim e sal grosso. A que mais me interessou foi uma Brusquetta de tomate fresco que usava como base um quadrado de Focaccia, feita pela Lyn uma amiga nossa muito querida, americana de nascimento (com alma italiana), viúva de um italiano(fantástico e maravilhoso que infelizmente não tivemos o prazer de conviver) e dona de um restaurante chamado Manhattan no Pelourinho em Salvador...
Mas vamos a ela

Pão Focaccia

Ingredientes:

01 kg de farinha de trigo
40 gramas de fermento fresco
600 ml de água gelada
20 gramas de Sal fino
05 gramas de Alecrim
100 gramas de sal grosso
50 gramas de manteiga derretida
50 ml de Azeite

Modo de Preparo:


Peneire a farinha de trigo dentro de uma vasilha grande e larga (ou sobre uma superfície de granito/mármore), faça uma cova ao centro, adicione a manteiga, o fermento, sal, azeite, e depois a água. Misture tudo até que fique uma massa lisa e elástica. Leve a massa para descansar por 30 minutos em local protegido.
Coloque a massa em um tabuleiro e a estique com auxilio das mãos. Deixe a massa descansar no tabuleiro para fermentar novamente por 20 minutos.
Faça depressões na superfície da massa com auxílio dos dedos, regue a massa com bastante azeite e polvilhe com alecrim e sal grosso.
Leve a massa ao forno 180*C por 20 a 25 minutos.

Mangia che te fa bene

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense