Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Polvo..................

Eu falei que já tinha dado a receita do Farfalle com polvo e camarão em molho de tomate, mas não tinha dado não, sendo assim peço a gentileza de vocês anotarem......Primeiro uma dica fundamental para se fazer qualquer Polvo (macio), depois que aprendi a fazer Polvo na panela de pressão, só faço assim.Mas vamos lá.....

POLVO

Ingredientes:

01 polvo grande (já limpo)
01 cebola grande sem casca
04 grãos de pimenta do reino
02 folhas de louro

Modo de preparo:

Coloque o Polvo, a cebola inteira, os grãos de pimenta e as folhas de louro na panela de pressão sem água, tampe a panela e ligue o fogo alto.Quando a válvula da panela de pressão começar a apitar diminua o fogo para médio e marque exatamente sete minutos, após os sete minutos desligue o fogo, ajude a retirar a pressão (force a válvula para cima com a ajuda de uma colher). Experimente espetando e cortando o Polvo com garfo e faca e comendo um pedacinho (lembre-se está sem sal). Se for necessário cozinhe na panela de pressão mais 02 minutinhos (eu não gosto dele desmanchando) afinal ele ainda vai ser refogado/cozido/assado quando você for fazer o prato escolhido.
Reserve a cebola e parte da água que vai aparecer na panela de pressão para fazer o molho.

Outra dica importante é usar o Roux Blanc (molhos Claros), Blond(molhos dourados) ou Brun(molhos escuros) para engrossar o molho:

Roux

Ingredientes:

100 grs de farinha de trigo
80 grs. de manteiga

Modo de Preparo:

Numa panela derreter a manteiga e adicionar a farinha de trigo e misturar.
Deixar no fogo baixo e mexer sem parar por 5 (Blanc) /10 (Blond) /15 (Brun) min. Aproximadamente.


Farfalle com polvo e camarão em molho de tomate

Ingredientes:

500 gramas de Farfalle
500 gramas de camarão limpo
01 polvo cortado em pedacinhos (conforme feito acima)
01 cebola grande picadinha (além da cebola usada acima no pré-cozimento do polvo)
04 dentes de alho picadinhos
02 latas de tomate pelatti (tomate em lata sem pele)
Azeite qb
50 gramas de manteiga sem sal
Sal qb
Pimenta do Reino moída na hora qb
50 ml de conhaque
200 ml do liquido que surge no pré-cozimento do Polvo
50 gramas de Roux

Modo de Preparo:

Faça dois refogados, um usando a cebola do cozimento do polvo e 02 dentes de alho para refogar o polvo picadinho com azeite, tempere com sal e pimenta do reino moída na hora, agora coloque os tomates e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, depois de tudo bem refogado junte o liquido do cozimento do polvo e misture os 50 gramas de Roux, continue mexendo até incorporar e começar a engrossar.Desligue o fogo e reserve.
Para o outro refogado use o azeite e a manteiga, coloque a cebola(nova) picadinha , os dentes de alho e quando estiver dourando coloque os camarões (tempere com sal só agora e pimenta do reino), assim que mudarem de cor, jogue o conhaque e deixe flambar e misture com o outro refogado.
Cozinhe o Farfalle em bastante água fervente com sal e quando estiver "al dente", escorra a massa e a misture ao refogado de polvo com camarão e sirva de imediato (caso goste, polvilhe queijo parmesão em cima de cada prato).

Bon Appetit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense