Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Bacalhau de Garrafa .................Finalmente!!!!!!!!

Como não ganhei nada (só experiência) no tal concurso de receitas da revista Gula, deixa eu postar logo a receita do famoso (só entre os amigos) Bacalhau de Garrafa para que mais pessoas possam se deliciar com um dos pratos mais saborosos que já comi de bacalhau e que também rende bastante sem ser desonesto (existem alguns pratos que do bacalhau só usam o cheiro).

Bacalhau de Garrafa

Ingredientes:

1,5 kg de bacalhau dessalgado e desfiado (sem peles e espinhas)
01 kg de batatas cozidas em água e sal cortadas em fatias de 1/2 centímetro
04 cebolas grandes cortadas em fatias finas
10 dentes de alho fatiados fininho
200 gramas de azeitonas verdes sem caroço e cortadas ao meio no sentido de comprido
200 gramas de azeitonas pretas sem caroço e cortadas ao meio no sentido de comprido
04 tomates grandes maduros e sem casca cortados em fatias de 1/2 centímetro
01 litro de azeite extra virgem
40 grãos de Pimenta do reino verde ou preta
01 panela de barro grande e funda
01 garrafa (pode ser de vinho) vazia e bem limpa por fora

Modo de Preparo:

Deixe todos os ingredientes prontos para serem usados em vasilhas separadas e a mão.
Pegue a panela de barro e coloque a garrafa vazia dentro dela, centralize a garrafa e em volta dela comece a fazer camadas:

logo no fundo coloque uma camada fina de cebolas e alho, por cima uma com as batatas, depois uma com o bacalhau desfiado em pedaços grandes, agora uma com a azeitona verde, outra com o tomate e alguns grãos da pimenta do reino.

Repita, trocando só o tipo de azeitona (preta/verde) a cada camada e assim sucessivamente varias camadas finas terminando com uma camada de bacalhau.

Aperte levemente só para firmar, derrame o azeite por cima de tudo, agora retire cuidadosamente a garrafa vazia de dentro da panela de barro (esse espaço deverá ficar livre para que o azeite possa circular), leve ao forno pré-aquecido em 180º graus por cerca de 45 minutos (até dourar o bacalhau da camada de cima) e de 10 em 10 minutos abra o forno e com a ajuda de uma concha pequena, pegue um pouco do azeite do meio do buraco e regue o bacalhau por cima.

Sirva acompanhado de arroz branco.

Se você gostar de pimentão (verde, amarelo e ou vermelho), pode e deve usar, só que fica bem melhor se forem retiradas as cascas deles antes, o que costuma dar um pouco mais de trabalho, sendo assim fica como opcional.

O nome bacalhau de garrafa é uma brincadeira, pois as pessoas que te olham preparando o prato não se conformam com aquela garrafa enfiada no meio da panela e ficam perguntando o tempo todo, mas vai ao forno com a garrafa? Para que serve aquela garrafa? e outras pérolas!!!!!!!!!!!!!

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense