Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Fines Herbes, Mirepoix, Quatre Épices, Bouquet Garni e outras combinações.............

É muito comum ao darmos receitas falarmos alguns nomes "técnicos" que representam a mistura de algumas ervas, temperos ou produtos aromatizantes e que nem todos tem conhecimento (até porque ninguém tem obrigação de nascer sabendo), sendo assim vou tentar passar uma relação de nomes e seus ingredientes, para pelo menos tentar ajudar um pouco.


Bouquet Garni :

É uma mistura clássica de ervas que costuma ser colocada amarrada para facilitar sua retirada após aromatizar e dar sabor a preparação : Salsa, cebolinha, louro, tomilho (pode se substituir o tomilho por manjerona, acrescentar uma folha de alho poró e ou talo de salsão/aipo).

Court - Bouillon :

Líquido (água ou leite) aromatizado com especiarias (tomilho, louro, cravo) e legumes (cenouras, cebolas, aipo) e cozido com antecedência.

Fines Herbes :

Expressão francesa que denomina um mix de quatro ervas finamente trituradas (e só colocadas ao final da preparação por perderem muito rapidamente seus odores, é a mistura entre ) : cerefólio, cebolinha, salsa e estragão.

Herbes de Provence :

Mistura de ervas originaria na região de provence no sul da França e muito difundida por todo o mediterrâneo (existem mais de uma versão das ervas que compõem o mix) :

A versão simplificada é com : orégano, segurelha, tomilho, alecrim e manjerona

A mais completa é com : alecrim, sementes de erva doce quebrada, tomilho, segurelha, manjericão, estragão, sementes de endro quebradas, orégano turco, flores de lavanda, cerefólios e manjerona.

Quatre Épices :

Expressão francesa que denomina um mix de quatro especiarias finamente trituradas (normalmente é uma mistura entre) : pimenta do reino branca, noz moscada, gengibre e cravo ou canela.

Mirepoix :

É a junção de pedaços picados de forma grosseira de legumes e plantas aromáticas para fortalecer o gosto de um molho/caldo : 1/2 cebola cravejada com 01 ou 02 cravos da Índia, 01 cenoura em pedaços, 01 amarrado de salsa, tomilho e louro, 01 pedaço de alho poró, 01 talo de aipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense