Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Hadoque com batatas Inglesas e molho de manteiga de alcaparras............

Delicioso, fácil e rápido de ser feito, um prato realmente elegante e tradicional da culinária Britânica, esse é sem duvida um dos meus pratos preferido para receber alguns amigos (e foi o escolhido para a ceia de Natal) em ocasiões em que seja preciso alguma distinção cerimoniosa. Trata-se de um peixe delicadamente defumado (curado em salmoura leve), primo do Bacalhau (cuja salmoura é bem mais forte) e também conhecido pelos seguintes nomes smoked haddock em Inglês, eglefino ahumado em espanhol ou eglefin fumé em francês - pode ser chamado apenas de haddock, ou simplesmente hadoque em português.
Mas vamos a nossa receitinha...

Hadoque com batatas Inglesas e molho de manteiga de alcaparras

Ingredientes:

01 Kg de Hadoque defumado
1,5 litros de leite integral
01 cebola cortada em quatro
01 folha de louro
04 grãos de pimenta do reino
06 batatas Inglesas grandes
200 gramas de manteiga sem sal
01 vidro de alcaparras
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora

Modo de Preparo:

Em uma panela grande (que tenha tampa) coloque o leite, a cebola, a folha de louro e os grãos de pimenta, ligue em fogo médio até começar a ferver, assim que ferver coloque o Hadoque (corte em dois pedaços para acomodar melhor na panela), quando a fervura reavivar, desligue o fogo, tampe a panela e deixe quieto por cerca de 20 minutos.
Agora, descasque as batatas dando uma torneada nelas para ficarem alongadas e cozinhe em água fervente com sal por cerca de 20/25 minutos (experimente furar com um garfo para ver se já estão boas, não deixe desmanchar), escorra as batatas e ponha um pouco de azeite nelas e tempere com a pimenta do reino moída na hora.
Em uma panela pequena, derreta (em fogo baixo) a manteiga e coloque as alcaparras (descarte a salmoura delas), deixe esquentar e desligue o fogo.
Coloque bem arrumados em uma travessa o Hadoque (descarte o leite do cozimento) e as batatas, por cima deles um pouco da manteiga de alcaparras, a maior parte desse molho coloque em uma molheira e leve a mesa para as pessoas se servirem. Sirva acompanhado de arroz branco.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense