Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Segunda-feira.......uma baita falta de inspiração e tomates!


É isso mesmo, falta de inspiração e só pode ser pelo excesso de trabalho que não deixa tempo para a gente sonhar, andar pelas feiras/mercados sentindo o perfume que vem das barracas e com isso sentir aquela vontade louca de entrar na cozinha, transformar os ingredientes em alguma coisa nova que te desperte as papilas gustativas, que te emocione ao fazer lembrar do passado, que te de forças para encarar e sorrir para o futuro ainda desconhecido....
Mas vamos voltar a "vaca fria" e falar dos tomates, ontem acabei indo na Cobal do Leblon para comprar umas coisinhas e passeando pelas bancas me deu vontade de fazer tomates recheados, lá fui eu procurar o tomate certo(tipo Débora é o redondo, tipo salada ou caqui é o grande,tipo carmem é o oblongo), do tamanho certo, no ponto de maturação correto para ser recheado, assado e depois explodir na minha boca em uma miríade de sabores trazendo lembranças e me fazendo sorrir para o futuro. Existem muitas opções de recheio, vou passar a receita dos meus favoritos, alguns muito fáceis e outros mais trabalhosos:

Tomates Recheados com queijo

Ingredientes:

04 tomates (tipo Débora grandes e maduros)
01 cebola média picada em brunoise
01 dente de alho fatiado
100 gramas de queijo parmesão ralado
100 gramas de queijo gruyere ralado grosso (ricota temperada, mussarela de bufala, emmental, minas frescal e etc...vá experimentando qual mistura lhe agrada mais ao paladar).
Sal qb
Azeite qb
Pimenta do reino moída na hora qb

Modo de Preparo:

Com a ajuda de uma faca pequena e afiada, corte como se fosse uma tampa na parte superior de cada um dos tomates, reserve.Agora com a ajuda de uma colher de sobremesa (ou menor) e a faca comece a cavar e retirar o miolo dos tomates, reserve.
Pegue os tomates (as tampas ao lado de cada um) e passe o dedo levemente sujo de sal por dentro de cada um deles, aproveite e bote uma pitada de pimenta do reino também, vire de cabeça para baixo e deixe dessorar por vinte minutos.
Em uma panela, faça um refogado com o azeite,a cebola, o alho(deixe dourar) e junte o miolo retirado de dentro dos tomates, cozinhe por cerca de cinco minutos, desligue o fogo e misture o queijo (escolhido) gruyere e metade do parmesão ralado, reserve.
Em uma travessa untada com azeite, acomode os tomates (pode ser necessário cortar uma tampinha do fundo dos tomates para garantir que fiquem firmes sem balançar)com as tampas ao lado, recheie cuidadosamente cada um deles com a mistura do refogado, aperte para que a mistura fique dentro do tomate e por ultimo polvilhe com o que sobrou do queijo parmesão ralado, leve ao forno pré-aquecido em 180º até ficar gratinado.
Sirva imediatamente após retirar do forno e com a tampa de tomate presa por cima com a ajuda de um palito, como acompanhamento de uma carne grelhada junto com arroz branco, ou como entrada acompanhado de mix de folhas verdes.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense