Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 10 de março de 2009

Arroz de Polvo....................

Sempre gostei muito de comer e de fazer Polvo (grelhado, cozido, assado e etc...) mas confesso que após o curso de cozinheiro do Senac e ter aprendido a fazê-lo em apenas 07 minutos na panela de pressão, isso acabou me viciando e só tenho feito desse jeito desde então.
Arroz de polvo, não deve ser confundido com risoto de polvo já que um se faz com arroz agulhinha e o outro com arroz arbóreo(além do procedimento ser diferente), até mesmo a maneira de se fazer o arroz de polvo pode ser diferente, vou dar duas opções, ambas muito gostosas.

Arroz de Polvo (misturado ao arroz Branco)

Ingredientes:

02 polvo médios (já limpos)
04 cebolas grandes
04 dentes de alho
04 tomates grandes e maduros (sem casca)
01 folha de louro
10 grãos de pimenta do reino
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Azeite qb
01 cálice de vinho tinto seco (de boa qualidade)
Molho Shoyo
Aji-no-moto
04 gotas de Tabasco
300 gramas de queijo parmesão ralado (opcional)
01 panela de arroz Branco já cozido

Modo de Preparo:

Descasque duas das cebolas e coloque-as inteiras dentro da panela de pressão, ponha também a folha de louro, os grão de pimenta, dois dentes de alho amassados e os dois polvos previamente limpos (corte as membranas entre os tentáculos de cada polvo, isso vai ajudar na apresentação dos mesmos após o cozimento), tampe a panela e leve a fogo alto, assim que a válvula da panela de pressão começar a funcionar, diminua o fogo e marque no relógio sete (7) minutos, com sete minutos desligue o fogo e com a ajuda de uma colher forçe a válvula para cima fazendo com que a pressão diminua rapidamente, com a panela sem pressão abra a tampa e esvazie a panela separando e reservando o liquido que se formou, as cebolas/dentes de alho, os grãos de pimenta e os polvos.
Corte as cebolas/alhos cozidos e pedaços e reserve.
Corte os tentáculos de cada polvo em rodelas pequenas e reserve.
Coloque a mesma panela de pressão no fogo médio(sem a tampa), despeje azeite suficiente para cobrir o fundo da panela e refogue ali as outras duas cebolas e os outros dois dentes de alho (tudo picado em Brunoise), tempere com sal e pimenta do reino moída na hora e refogue os pedaços de polvo, agora coloque os tomates cortados em quatro pedaços (sem a casca), junte as cebolas/alhos cozidos, o cálice de vinho tinto e metade do liquido do cozimento.
Deixe cozinhar com a panela destampada e mexa de vez em quando para não deixar grudar no fundo da panela (experimente e corrija o tempero usando o molho shoyo, o Tabasco e o aji-no-moto) por cerca de 10 minutos.
Mais ou menos 20 minutos antes de servir ligue o forno a 200º graus. Em um pirex que possa ir a mesa misture delicadamente o arroz já pronto com o polvo (use uma concha para retirar o polvo da panela) e cubra com queijo parmesão (opcional), leve ao forno para derreter o queijo e esquentar o arroz.
Sirva de imediato, bem quente.

A outra opção, é quando for fazer o arroz e ao invés de se usar água fervente ou caldo de legumes para cozinhar o arroz, usarmos o liquido do cozimento do polvo o que vai fazer com que o arroz de polvo tenha mais sabor ainda do que quando usamos o arroz branco normal.

Bom Apetite

4 comentários:

  1. jah imprimi e vou testar amanha ! te falo !
    marco

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que você vai gostar, não esqueça de colocar sal (há!há!há!há!).

    Abraços

    Dudu

    ResponderExcluir
  3. fiz o arroz de polvo ontem, ficou simplesmente otimo ! fiz o arroz com quase nada de sal, usei o molho do polvo para isso ! a proxima vez tenho soh q tirar akela membrana q fica nos tentaculos mas ficou realmente muito bom ! parabens ! marco

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo, se você ler a receita com cuidado vai ver que basta cortar a membrana entre os tentáculos, não precisa tirar a membrana.

    Grande abraço

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir

Adsense