Ofertas Header Adsense 2016

quinta-feira, 26 de março de 2009

Para acompanhar uma codorna recheada.....

Tenho amigos maravilhosos, alguns são aficionados também por cozinha (outros só lhes apetece na hora de sentar a mesa), e vivemos a trocar receitas, dar palpites nas confecções uns dos outros mas o mais divertido para mim é quando me encontro nas mais diversas situações (reuniões, sala de espera de consultórios médicos, fisioterapia, escritório) e alguém me liga para discutir uma receita, pedir sugestões ou tirar duvidas, apesar de um certo constrangimento pela audiência inesperada costumo atender a solicitação e depois que desligo o telefone sempre tem uma enxurrada de comentários e as pessoas perguntando, "Você é cozinheiro?" , "Olha tenho uma duvida sobre...." , ou ainda "Que legal também gosto!", e tem o sempre célebre, "Qual é a sua especialidade?".

Esse introdutório todo, é para dar uma sugestão a um amigo muito querido que também gosta de receber os seus amigos com preparações maravilhosas feitas por ele.
Dessa vez, ele vai preparar codornas desossadas e recheadas com farofa.

Se for uma farofa simples, tipo farelo de pão com ervas dá para pensar em um acompanhamento mais forte mais encorpado (um risoto a piomontese, risoto de tomate seco com rúcula e etc...), outra opção é simplesmente rechear as codornas (bem temperadas) com um figo (descascado), que fica ótimo.

Já ao recheá-las com farofas mais elaboradas como de bacon, nozes/castanhas, ou a já tradicional de cenoura com bacon, é preciso um acompanhamento mais sóbrio para que não brigue com o prato principal, pode ser um purê de batatas (com creme de leite e queijo parmesão), de maçãs, de castanhas portuguesas, de batata doce (musseline de batata baroa) ou até mesmo arroz branco simples e salada de folhas verdes.........


Farofa de farelo de pão com ervas para rechear codornas

Ingredientes:

01 pacote de pão de forma (passe as fatias na peneira de aço, descarte as cascas)
01 colher de sopa de Fines Herbes (ou 01 colher de chá de tomilho e 01 de alecrim)
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Azeite extra-virgem qb (para umedecer)

Modo de preparo:

Em uma vasilha (Bowl) misture o farelo de pão com as ervas escolhidas, o sal e a pimenta, agora regue com o azeite só para umedecer, misture bem faça uma bola para rechear cada uma das codornas.

Sirva acompanhado do molho feito com os ossos das próprias codornas.


RISOTO À PIEMONTESE

Ingredientes:

500 gramas de arroz arbório
01 unidade de cebola
01 pacote de manteiga sem sal
150 ml de vinho branco
1,5 litros de caldo de frango
300 gramas de queijo parmesão
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Noz moscada qb

Modo de Preparo:

Cortar a cebola em brunoise, Reserve.
Pegue uma panela funda e derreta a metade da manteiga, refogue a cebola em fogo brando até caramelizar. Agora coloque os grãos de arroz e refogue até começar a grudar na panela, junte o vinho branco, mexa bem e deixe evaporar o alcool, sem parar de mexer vá adicionando aos poucos as conchas do caldo de frango (cerca de 20/30 minutos) e assim sucessivamente até o arroz ficar "al dente", agora adicione o queijo parmesão ralado. mexa bem para incorporar e desligue o fogo. Agora coloque a outra metade da manteiga cortada em pedaços pequenos (e gelada)e mexa bastante até incorporar,experimente e corrija o tempero (sal e pimenta), rale a nós moscada e sirva de imediato.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense