Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 18 de março de 2009

Tripas à Moda do Porto..............

Maravilha das maravilhas, diz-se que a confecção desse prato que remonta ao século XII, se deu por conta de um cerco a que foi submetida a cidade do Porto e seus habitantes tiverem então que ser criativos com o que sobrava para se alimentar (viva a necessidade, mãe de toda criatividade) e nos brindaram com esse manjar dos Deuses!
As receitas mais tradicionais, falam de carnes difíceis de se encontrar normalmente por aqui mas quem puder, deve seguir o tradicional (carne de cabeça de porco, orelhas de porco, mão de vitelo, salpicão e chouriço) ,existem ainda divergências sobre o uso do feijão branco ou do manteiga, use o de sua preferência e mãos a obra.............

Tripas à moda do Porto

250 gramas de galinha (eu prefiro coxas)
500 gramas de dobrada (bucho)
250 gramas de feijão branco (ou feijão manteiga)
50 gramas de banha
50 gramas de manteiga
100 gramas de presunto (ou bacom defumado)
08 unidades de cenouras
10 grãos de pimenta do reino
05 folhas de louro
01 limão
01 cebola grande
01 molho de salsa
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
01 mão de vaca (mocotó)
01 salpicão de carne
01 chouriço de sangue (morcela)
01 orelha de porco (dessalgada)

Modo de preparo:

Lave a dobrada com água fria e esfregue as rodelas de limão, agora em água fervente cozinhe por cerca de 10 minutos(jogue fora a água), e em seguida corte-a em pedaços pequenos e cozinhe com o feijão(40 minutos na panela de pressão), 05 dos grãos de pimenta e as 02 folhas de louro. Reserve.
Cozinhe agora a mão de vitela (retire os ossos depois de cozida), a galinha (desosse depois de cozida), o presunto, o chouriço, a orelha, as cenouras,os grãos de pimenta e as folhas de louro restantes, vá retirando as carnes conforme forem ficando cozidas.Reserve.
Depois de tudo preparado, derreta a banha e a manteiga, faça um refogado com a cebola , a salsa picada, os grão de pimenta cozidos, coloque a dobrada, o feijão, a mão de vitela , a galinha ,o presunto,o chouriço cozido, a orelha e o salpicão tudo cortado em pedaços(experimente e corrija o tempero).
Leve ao fogo até ferver e sirva, acompanhado de arroz branco.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense