Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cabrito Guisado no Restaurante da Quinta da Boa Vista

- Domingo de sol, após ver a transmissão da corrida de F1 (no Bahrein) e a da final masculina do circuito mundial de vôlei de praia (em Brasília-DF), fomos almoçar no Restaurante da Quinta da Boa Vista, no parque muita gente e a fila imensa no zoológico, mas para o Restaurante tudo bem tranqüilo, ficamos em uma das áreas com ar-condicionado, com imensos janelões de vidro e vista bastante agradável, os preços assustadores, mas fomos rapidamente tranqüilizados pelo Maitre que afirmou serem as quantidades para 03 pessoas com fome. Realmente veio tudo muito bem servido e ainda acompanhado com um delicioso arroz de forno, mas vamos ao cabrito guisado que é o que me motivou nesse domingo agradabilíssimo...(mais uma vez tenho a honra de poder contar com as imbativeis sugestões e dicas do Márcio Pezzella, não deixem de ler depois da receita).

Cabrito Guisado

Ingredientes:

01 kg de cabrito em pedaços
02 limões (só o suco)
15 ml de vinagre de maçã
100 ml de vinho tinto seco
Pimenta do reino moída na hora qb
½ molho de salsinha (picada)
¼ molho de coentro (picado)
01 dente de alho (amassado com sal)
Sal qb
Óleo de milho qb
Azeite qb
01 cebola grande (cortada em Brunoise)
02 tomates maduros concassê (sem semente e sem pele)
50 gramas de extrato de tomate
500 ml de caldo de carne

Modo de Preparo:

Corte a carne em pedaços médios, coloque a carne de molho em uma vasilha com água, o suco do dois limões e o vinagre de maçã, deixe descansar nessa mistura por meia hora, escorra essa água e coloque a carne para marinar em outra vasilha (eu prefiro dentro de um saco plástico, bem fechado) na geladeira por 12 horas com a mistura do vinho tinto, a salsinha, o coentro, o dente de alho e a pimenta do reino. Retire a carne da marinada (guarde a marinada), seque a carne com papel absorvente e reserve.
Coloque uma panela grande em fogo alto, e derrame um fio de óleo e um fio igual de azeite, fazendo uma fina camada no fundo da panela, agora frite os pedaços de carne aos poucos para selar todos os lados da carne, retire da panela e reserve, após selar toda a carne, deglaçe a panela em fogo médio refogando a cebola, agora coloque o tomate e misture bem com a ajuda de uma colher de pau, acrescente o extrato de tomate e a marinada reservada, diminua o fogo, coloque a carne selada de volta a panela e deixe cozinhar com a panela tampada, adicione o caldo de carne pouco a pouco conforme for secando o molho dentro da panela e até a carne ficar bem macia (experimente e corrija o tempero).
Desligue o fogo e sirva acompanhado de batatas cozidas (macaxeira / aipim ou ainda com inhame cozido), arroz branco ou arroz de forno (depois dou a receita).

Bom Apetite

"Cabrito Guisado

Finalmente um tinto...

Um prato típico Francês (da região de Beaujolais) é o Guisado de carneiro e bacon ao vinho (Ragout de Mouton au Vin), que como tal, tradicionalmente se harmoniza com um Beaujolais Côte de Brouilly.

No caso do cabrito, a carne é mais "forte" e pede um vinho mais encorpado, embora ainda frutado, como um Malbec Argentino (um prato típico também na região de Mendoza ...).

No Zona Sul tem o Terrazas Malbec entre outros, de todos os preços, para todos os bolsos."

Grande abraço


Prof. Márcio Pezzella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense