Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 28 de abril de 2009

Lombo de Bacalhau com legumes (ou simplesmente Bacalhau a Portuguesa)

- Lombo de bacalhau é uma beleza, mas demora além das 24 horas tradicionais de molho em água gelada para dessalgar (deixe pelo menos 48 horas na geladeira e troque a água gelada pelo menos 05/06 vezes), porque como o lombo pode ser muito grande e compacto é necessário um tempo maior. Eu confesso, que tenho na pressa muitas vezes comprado o Lombo de Bacalhau já dessalgado e congelado (são duas marcas, a “Dias” que vem em uma embalagem de caixinha de papel cartão e outra cujo nome me escapou nesse momento e que vem em um saco plástico lacrado).

Bacalhau a Portuguesa

Ingredientes:

02 lombos de Bacalhau dessalgado
04 cenouras (descascadas e cortadas na diagonal em três pedaços)
04 batata inglesa pequenas (descascadas)
01 molho de couve (retire os talos e enrole cada banda da folha em tubinho)
½ brócolis americano (cortado em pedaços)
02 ovos cozidos (cortados em rodelas só para decorar)
½ molho de salsa (picadinha)
08 cebolas das bem pequeninas (échalotes sem casca, mas deixando as pontas presas)
Azeite qb
03 dentes de alho (finamente fatiados)

Modo de Preparo:

Cozinhe o bacalhau dessalgado ainda congelado em água fervente com uma pitada de sal, por cerca de 10 minutos. Retire-o dá água e reserve o bacalhau e a agua(essa é uma boa hora para tirar com cuidado as espinhas, sem desmanchar o lombo)
. Na agua do bacalhau, cozinhe, as échalotes , as batatas, as cenouras, as folhas de couve e o brócolis (deixando os vegetais verdes para o final) um de cada vez e reserve-os aquecidos.Coloque uma frigideira antiaderente em fogo médio e um fio de azeite, agora diminua o fogo e vamos grelhar os lombos de bacalhau só na parte de baixo onde fica a pele e dos lados, por cerca de 5 minutos cada um. Retire e reserve.
Cozinhe os ovos e reserve.
Descasque o alho, corte-o em lâminas e adicione a cerca de 100 ml de azeite para aromatizá-lo, leve ao fogo baixo em uma panela só para desprender mais rapidamente os sabores e aromas (desligue logo o fogo assim que tiver aquecido o azeite).
No centro de uma travessa, coloque o lombo do bacalhau e disponha os vegetais ao lado, e por cima as fatias de ovo cozidas. Regue com o azeite aromatizado e polvilhe a salsa picadinha. Sirva de imediato acompanhado de arroz branco.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense