Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Moqueca de Camarão e Farofa de Macumba (azeite de dendê).....

Essa fez parte do almoço de Páscoa na casa dos meus tios Carlos Eduardo e Cristina, como sempre uma reunião familiar agradabilíssima, mas vamos a moqueca...(não percam as considerações do Márcio Pezzela nas sugestões de harmonização depois da receita).

Moqueca de Camarão

Ingredientes:

02 kg de camarão médio (limpo e descascado)
600 gramas de tomate concassê (maduro, sem pele e sem sementes)
01 lata de tomate pelatti
01 cebola grande (cortada em rodelas finas)
04 dentes de alho (fatiados)
01 pimentão vermelho (cortado em rodelas finas)
01 pimentão amarelo (cortado em rodelas finas)
01 molho de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
01 colher de chá de azeite de dendê
01 pimenta dedo de moça picadinha(sem semente)
01 limão (só o suco)
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Azeite de oliva extra-virgem qb

Modo de Preparo:

Tempere o camarão com a pimenta do reino moída na hora e reserve na geladeira.
Em uma panela grande (ideal usar a de barro) e com fogo médio, refogue em azeite de oliva as rodelas de cebola, o alho, os pimentões e a pimenta dedo de moça, assim que estiverem começando a dourar coloque os tomates em pedaços, a colher de chá de azeite de dendê e a lata de tomate pelatti, deixe cozinhar até que os tomates comecem a amolecer.
Retire os camarões da geladeira tempere com sal e o suco do limão e em uma panela a parte com um fio de azeite de uma rápida salteada nos camarões, pouco a pouco (o suficiente apenas para mudarem de cor) junto com a cebolinha e depois misture-os na panela junto ao refogado dos tomates.
Deixe cozinhar mais um minutinho (experimente e corrija o tempero), polvilhe a salsinha picada por cima e desligue o fogo. Tampe a panela e leve a mesa para servir imediatamente.

Farofa de Dendê (Macumba)

Ingredientes:

500 gramas de farinha de mandioca (bem branquinha)
01 cebola pequena (cortada em rodelas finas)
01 colher de sopa de azeite de dendê
100 gramas de manteiga sem sal
Azeite de oliva qb
Sal qb

Modo de preparo:

Em uma panela grande em fogo baixo, coloque um fio de azeite de oliva, a colher de sopa de azeite de dendê e a manteiga, logo que derreter a manteiga coloque as rodelas de cebola, deixe suar, assim que estiverem macias (mas sem ficar douradas)tempere com sal e coloque a farinha, misturando bem com a ajuda de uma colher de pau (experimente o sal e corrija o tempero se necessário), deixe cozinhar mexendo sem parar até ficar bem amarelada.
Sirva junto com a Moqueca em vasilha a parte.

Bom Apetite

"Caro Carlos

Geralmente os pratos da cozinha "Afro-brasileira" como vatapá, bobó, abará, acarajé etc, não harmonizam bem com o vinho, devido a forte presença de temperos como a pimenta e o "azeite de dendê"...

Mas como nesse prato você coloca apenas "uma colher de chá" de azeite de dendê, vou propor uma harmonização "desconsiderando" este ingrediente. (estou desconsiderando também a farofa...)

Para um prato de camarões temperado com pimentões, pimenta do reino etc, (bastante aromático portanto), devemos harmonizar com um vinho branco seco (uma vez que camarão é uma carne leve), fresco (pois a acidez combina perfeitamente com os frutos do mar) e aromático (uma vez que o prato possui muitos temperos igualmente aromáticos).

Isso nos remete a um vinho branco do novo mundo, especialmente da uva Sauvignon Blanc (que é uma das mais aromáticas). Existem excelentes opções do Chile, mas, se o orçamento permitir, os da Nova Zelândia estão entre os mais aromáticos, e, por isso mesmo, são considerados os melhores do mundo. Dentre esses, um dos mais conceituados Sauvignon Blanc da Nova Zelândia (e portanto, do mundo) é o Cloudy Bay, da vinícola de mesmo nome ( www.cloudybay.co.nz ), que fica na região de Marlborough, no extremo norte da Ilha do Sul, no paralelo 41ºS. Já encontrei esse vinho no Free Shop do Rio de Janeiro.

Mas lembre. Mesmo não sendo um vinho especial ou caro, o mais importante nos vinhos brancos é que eles sejam jovens!! Safra 2007 ou, no máximo, 2006 ( e procure pela safra de 2008, que já deve estar chegando às prateleiras...)."

Grande abraço

Prof. Márcio Pezzella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense