Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Flan de Hadoque.............e sua harmonização by Márcio Pezzella.

- Hadoque defumado (fora da Inglaterra e dos paises vizinhos no Atlântico Norte só se encontra o peixe defumado, aliás ligeiramente salgado e defumado), é delicioso e essa é apenas mais uma receita para podermos degustar essa delicia. Flan é quase um suflê, só que mais simples.....(mais uma vez pude contar com a maravilhosa colaboração do Márcio Pezzella nas sugestões de harmonização desse prato, não percam ao final da receita).

Flan de Hadoque

Ingredientes:

200 gramas de hadoque (cozido no leite)
100 gramas de creme de leite fresco
01 colher de sopa de alcaparras
01 ovo
01 clara (batida em neve c/ uma pitada de sal)
01 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
20 gramas de manteiga sem sal
Sal qb
Pimenta do Reino moída na hora

Modo de Preparo:

Em uma panela em fogo baixo desmanche o Hadoque (com a ajuda de um garfo) e faça um purê junto com o creme de leite, tempere com sal e pimenta do reino, acrescente o ovo, as alcaparras e 01 colher de sopa de farinha de trigo, deixe cozinhar até virar um creme.
Bata a clara em neve com uma pitadinha de sal e misture delicadamente ao creme.
Unte as forminhas com manteiga e polvilhe farinha de trigo, coloque o creme em cada forminha e leve a forno pré-aquecido em 180º graus até que fiquem dourados.
Deixe esfriar um pouquinho, desenforme e sirva de imediato (pode ser feito em forminhas individuais ou em uma forma maior para ir a mesa).

Bom Apetite

" Flan de Hadoque Defumado

Na verdade, o fato do peixe ser "defumado", muda muita coisa...

Em casos assim lançamos mão do "curinga" das harmonizações: O Espumante...

A sensação de "agulha" causada pelas bolhinhas do espumante, auxiliada pelo frescor da acidez (típica dos espumantes), limpa o palato do gosto forte da "fumaça" presente nos defumados, sendo um casamento perfeito...

E neste quesito o Brasil está com tudo!! Nossos espumantes são, na sua grande maioria, de qualidade internacional, deixando Prossecos e até mesmo alguns Champagnes de qualidade inferior (sim, existem Champagnes de qualidade inferior...) no "chinelo"!!

O espumante que considero entre os melhores do Brasil (e porque não dizer, do mundo) é o cave Geisse, que vem nas variações Cave Geisse Brut (rótulo Negro), Cave Geisse Brut Nature e Cave Geisse Brut Nature Terroir (ambos com rótulo claro), todos fabricados pela Vinícola Cave Amadeu ( www.amadeu.com.br ). A diferença entre eles é que o Brut Nature não leva adição do licor de expedição final (o que, na prática, o transforma em "Extra Brut) e o Brut Nature Terroir, que além disso é feito apenas com as uvas de vinhedos escolhidos entre os mais bem localizados da propriedade (que devem portanto estar localizados nas áreas mais elevadas...). Se o orçamento não permitir, uma boa opção pode ser o próprio espumante "Amadeu" da mesma vinícola, que também é muito bom, pois todos são feitos pelo método "tradicional" (antigamente chamado de "champenoise", onde a segunda fermentação ocorre dentro da garrafa...). Mas mesmo um Chandon Brut não fará feio algum (muito pelo contrário).

Mas lembre-se, neste caso o espumante deve ser Brut (ou extra Brut), e sempre jovem. Como no caso dos espumantes, não há safra nas garrafas, procure um fornecedor de confiança, que garanta um produto sempre jovem."

Grande abraço

Prof. Márcio Pezzella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense