Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Camarões com Molho de Queijo Gruyère e Noisette de Maçã....

Essa receita é uma variação mais incrementada (e bem interessante) do tradicional Camarão a Newburg (que não leva, maçã nem o queijo), óbviamente existem muitas variações nessas receitas algumas usam vinho, outras fazem uso do conhaque, ou do Jerez, com ou sem ketchup, com ou sem queijo e etc.....Mas vamos trabalhar a nossa e tratar de botar o bloco na rua, sim quase me esqueço de dizer que noisettes nessa nossa receitinha são umas bolinhas que vamos fazer com as maçãs descascadas com a ajuda de um boleador....


Camarões com Molho de Queijo Gruyère e Noisette de Maçã


Ingredientes:

01 kg de Camarão (reserve cascas e cabeças para o caldo)
50 gramas de Cebola (para o caldo)
100 gramas de Cenoura (para o caldo)
01 talo de Aipo (Salsão)(para o caldo)
01 folha de louro (para o caldo)
02 grãos de pimenta do reino (para o caldo)
10 ml de óleo de soja
05 gramas de Páprica Doce
100 gramas de Manteiga sem sal
150 ml de Conhaque
400 ml de Creme de Leite fresco
50 gramas de Farinha de Trigo
Sal qb
Pimenta do Reino moída na hora qb
200 gramas de queijo Gruyère ralado
04/05 maçãs (para se fazer as noisettes)

Modo de Preparo:

Lave e limpe os camarões, reserve e lave as cascas e cabeças, corte a cebola, a cenoura e o aipo grosseiramente (Mirepoix).
Esquente em uma panela grande 10 ml de óleo e frite as cascas e cabeças dos camarões, refogue bem, junte o Mirepoix (os pedaços de cebola, cenoura, aipo, grãos de pimenta e folha de louro) e adicione 1,5 litro de água fria para um caldo bem encorpado, deixe cozinhar por 40 minutos, retire do fogo, coe e reserve.
Tempere os camarões com o sal, a pimenta e a páprica, leve ao fogo médio uma panela, esquente a metade da manteiga sem deixar que escureça (queimar), frite os camarões, rápidamente, retire do fogo e reserve, agora saltei as noisettes de maçã nessa gordura por cerca de dois minutinhos,retire e reserve as noisettes, escorra o excesso de gordura da panela, coloque o conhaque na panela, flambe para evaporar o álcool e junte 150 ml do caldo, deixe ferver até que se reduza à aproximadamente 10 colheres das de sopa. Em uma vasilha (Bowl) e com a ajuda de um batedor de arame (Fouet) misture a farinha de trigo ao creme de leite sem deixar nenhum grumo, agora vá adicionando aos poucos essa mistura ao caldo, mexendo sem parar, para não formar caroços e deixe ferver até engrossar, tempere com sal e Pimenta do Reino (experimente) se ficar muito grosso adicione mais caldo.
Com a outra metade da manteiga que sobrou corte-a em cubos, deixe-a gelar para ir adicionando ao molho, aos poucos, batendo com auxílio de um batedor de arame/chicote (Fouet), só coloque o próximo pedaço da manteiga quando o anterior se dissolver por completo, agora adicione o queijo gruyère ralado e continue mexendo até incorporar. Volte com os camarões e com as noisettes de maçã, misture delicadamente e corrija os temperos se necessário.
Sirva acompanhado de arroz Branco.

Bom Apetite

2 comentários:

  1. Maravilhoso!!
    Camarões com maçãs ficam perfeitos!!
    Recomendadíssimo!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Kolesne, seja bem vindo e experimente algumas de nossas receitas.

    Abraços

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir

Adsense