Finalmente pude retribuir ao amigo Hissa o jantar que estava devendo a ele e a Martha já a uns dez anos, que alegria revê-los (junto com a sua bela família, Sarah, Riccardo, Luciana e Claudio) e ainda mais tendo a felicidade de ter agradado na escolha e confecção do cardápio.
A batata do Bruno é um capitulo a parte, Bruno é um Francês (espero sinceramente que esteja ótimo) que tinha uma barraca (bem elaborada quase uma casinha de madeira) nas areias da praia de piedade em Jaboatão dos Guararapes - PE e cozinhava bem demais, sempre que íamos a praia eu e Regina fazíamos questão de parar por lá para experimentar alguma de suas criações (essa batata entre elas, ele fazia na chapa mas eu faço na panela wok com revestimento anti-aderente), até que em um final de semana veio um "choque de ordem" da prefeitura e arrasou com todas as barracas (boas e ruins, legais e ilegais), infelizmente nunca mais soube do Bruno.
Emoções a parte, vamos ao cardápio elaborado de maneira a poder dar total atenção aos convidados e não ficar preso na cozinha, já que tudo pode ser preparado com antecedência e na hora é só esquentar o que for para servir quente...
Entradas:
Canapé quente de cebola e parmesão (já postado no Blog)
Queijo Brie com geléia de damasco (Já postado no Blog)
Queijo camembert com geléia de pimenta vermelha (Já postado no Blog)
Punheta de bacalhau (Já postada no Blog)
Pasta de Guacamole (feito por luciana, a receita está lá embaixo que ela já me mandou inclusive com as tortillas *)
Prato principal e acompanhamentos:
Arroz branco com passas (já postado no Blog)
Batata do Bruno (receita nessa postagem)
Escalopinho de filé mignon com molho de mostarda Dijon e cogumelo Paris (receita nessa postagem)
Sobremesa:
Mousse de chocolate da Vovó Nena (Já postado no Blog)
Tiramisú (feito por Sarah mas tem receita postada no Blog)
Batata do Bruno
Ingredientes:
1,5 kg de batatas
02 cebolas grandes (cortadas em julienne)
150 gramas de bacon/toucinho defumado (cortado em cubos)
100 gramas de queijo parmesão
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Modo de Preparo:
Coloque uma frigideira funda (usei uma wok) e com revestimento anti-aderente em fogo médio, um fio de azeite e frite os cubos de bacon, agora coloque as cebolas e diminua o fogo, refogue-as até ficarem bem douradas (tempere com sal e pimenta do reino). Retire e reserve.
Cozinhe as batatas descascadas em água fervente com sal por cerca de 15 minutos, retire e coloque em uma vasilha com água gelada (com cubos de gelo) para interromper o cozimento, retire da água gelada uma a uma, seque e corte em cubos (+ - do mesmo tamanho), frite em azeite um pouquinho de cada vez de maneira desigual para que um lado fique mais crocante que outro.Retire e reserve cada porção. Quando a ultima porção de batatas estiver quase pronta, coloque sobre ela metade da cebola com bacon e sobre essa mistura as demais porções de batata já reservadas e sobre elas a outra metade da cebola com bacon, misture delicadamente, polvilhe o queijo parmesão e tampe a frigideira (em fogo muito baixo) e deixe cozinhar por cerca de 10/15 minutos (pode acontecer de um ou outro pedacinho ficar mais torradinho quase queimado mesmo). Sirva de imediato, destampando a frigideira direto na mesa.
Escalopinho de filé mignon com molho de mostarda Dijon e cogumelos Paris
Ingredientes:
01 peça de filé mignon (limpo e cortado em rodelas de mais ou menos 01 dedo cada)
500 gramas de creme de leite fresco
150 gramas de mostarda Dijon
100 gramas de farinha de trigo (para sujar os escalopes)
01 cebola cortada em Brunoise
01 bandeja de cogumelos Paris (tamanho médio ou grande cortados em laminas)
01 cálice de conhaque
Azeite qb
100 gramas de manteiga sem sal
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Modo de Preparo:
Bata com a ajuda de um batedor de carnes as rodelas de filé (entre duas folhas de plástico)para ficarem com a espessura de escalopinho, tempere com sal e pimenta do reino cada escalope dos dois lados, passe na farinha de trigo (só para sujar, retire o excesso), grelhe dos dois lados em frigideira (com revestimento anti-aderente)bem quente em uma mistura de um fio generoso de azeite com um pedaço de manteiga, retire e reserve sobre um prato fundo cada um dos escalopinhos. Quando acabar de grelhar todos, deglace a frigideira com a cebola, as lâminas de cogumelo e o cálice de conhaque, desligue o fogo e reserve. Em uma panela em fogo médio coloque o creme de leite e a mostarda, misture bem e acrescente o molho do deglace da frigideira e o suco dos escalopes que ficou no prato fundo, experimente e corrija o tempero, deixe ferver e sirva sobre os escalopinhos cobrindo-os. Sirva de imediato.
* Guacamole
A receita do Guacamole é a seguinte:
01 abacate maduro (mas firme)
01 cebola roxa média bem picadinha (brunoise)
01 colher sopa de pimentão amarelo em brunoise
01 colher sopa de pimentão vermelho em brunoise
01 pimenta dedo de moça (sem as sementes!) em brunoise
01 dente de alho em brunoise
02 ramos de salsinha bem picada
suco de 01 limão
pimenta do reino e sal a gosto.
Modo de preparo:
Descasca e amassa o abacate com um garfo (eu preferi picar). Acrescenta todos os outros ingredientes e mistura bem. Deixar na geladeira um tempo, antes de servir.
OBS: Eu antes preparava um guacamole também muito gostoso, que levava tomate concassé e azeite. Não entrava os pimentões vermelho e amarelo.
Aí vc experimenta esta variação e vê o que acha!
Tortillas
Esqueci de dizer que ele é pra ser servido com tortillas de milho.
Vc faz uma mistura com partes iguais de farinha de trigo e farinha de milho. Sal. Vai acrescentando água até a massa ficar macia . Vai abrindo com um rolo (botando a massa entre folhas de plástico e um pouco de farinha de trigo pra não colar). Corta em triângulos e frita em óleo bem quente.
Bom Apetite
que saudade do bar do Bruno, descobri esse bar/restaurante, quando caminhava na praia de Piedade. Quando o mar ainda não tinha invadido tudo, era uma maravilha, andando pela praia, ouvi BOLERO DE RAVEL, e fiquei procurando de onde vinha o som.......era do bar do Bruno.
ResponderExcluirPassei a tomar agua de coco todos os dias la.
Ate que um dia, aquele prefeito maluco, aquele velhinho???????acordou de mal com a vida, não tinha o que fazer. e mandou derrubar tudo na praia!!!!!!
regina
Claro que o pessoal do isopor saiu correndo, e destruiram tudo.....
Quem sabe descobrimos o Bruno atraves do Blog..........