Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ravioli verde com ricota, nozes e tomate seco.......

Essa semana ando inspirado e com disposição para encarar a cozinha a noite depois do trabalho (também o curso de confeitaria clássica acabou), anteontem fiz a massa do ravioli com espinafre para ficar verde e deixei descansando na geladeira, ontem a noite me enchi de coragem para abrir a massa e fiz dois recheios (Ricota com nozes e espinafre, ricota com nozes e tomate seco) e um belo molho de tomate.............
Mas vamos tratar de explicar isso tudo bem direitinho.

Ravioli Verde

Ingredientes para a Massa:

300 gramas de farinha
50 gramas de folhas de espinafre (branqueado)
01 pitada de sal
02 ovos
03 colheres de sopa de azeite

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador, os ovos, a pitada de sal, as folhas de espinafre bem secas e picadas e o azeite, em uma vasilha (Bowl) coloque 200 gramas de farinha e misture com a preparação batida no liquidificador (até ficar homogêneo) , se necessário coloque mais um pouco de farinha para a massa soltar das suas mãos, trabalhe a massa (sovando) só até que fique elástica, envolva em filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 01 hora (como fiz de véspera acabou ficando 24 horas na geladeira),em uma superfície enfarinhada (ou em uma máquina de abrir macarrão) e com a ajuda de um rolo de macarrão, abra a massa (bem fina) e corte no formato que desejar (quadrado, redondo e etc...), coloque o recheio escolhido e feche (apertando bem as bordas). Agora coloque um caldeirão com água para ferver, assim que estiver fervendo coloque sal e coloque os raviolis de dois em dois e deixe cozinhar até que fiquem boiando (logo que você colocar eles devem afundar e depois que estiverem cozidos começam a boiar, coisa de 3/4 minutinhos). Coloque em um prato fundo e cubra com molho e polvilhe queijo parmesão ralado.

Ingredientes recheio tomate seco (ou espinafre):

300 gramas de ricota fresca
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
02 boas pitadas de fins herbes
60 gramas de nozes (picadas a faca)
60 gramas de tomate seco (e/ou 60 gramas de folhas de espinafre, cozido, seco e picado)

Modo de Preparo:

Em uma vasilha (Bowl), desfaça a ricota com as mãos, tempere com sal, pimenta e as fins herbes, junte as nozes picadas e mexa bastante com a ajuda de um garfo (experimente e corrija o tempero se necessário), separe a metade da mistura em outra vasilha e em uma delas junte o espinafre, na outra junte o tomate seco bem picadinho e misture bastante. Use como recheio dos raviolis.

Ingredientes do molho de tomate:

04 unidades de tomates maduros (sem pele e cortado em pedaços)
01 lata de tomate pelati
01 cebola (cortada em Brunoise)
02 dentes de alho (cortados em Brunoise)
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
200 ml de vinho tinto ou branco seco (ou água)

Modo de Preparo:

Em uma panela grande e em fogo baixo, coloque um fio (generoso) de azeite, refogue a cebola e o alho até quase ficarem dourados (tempere com sal e pimenta), coloque os pedaços de tomate maduros e deixe cozinhar por 03 minutos mexendo bem, agora coloque o tomate pelati e mexa bem , coloque o vinho escolhido (ou a água) e deixe cozinhar mexendo de vez em quando até engrossar (experimente e corrija o tempero), sirva sobre os raviolis e polvilhe com queijo parmesão ralado.

Bom Apetite

2 comentários:

Adsense