Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pato no Tucupi.................dos Deuses !!!!!!!

Esse final de semana pude matar um pouquinho da saudade das comidas do Norte (Pará e Amazonas), mas realmente nada como um pato no tucupi para fazer minha boca salivar.................
Sugiro comprar o caldo de tucupi, farinha do Arini e as folhas de jambú no Arataca (Cobal do Leblon ou na Rua Domingos Ferreira em Copacabana, quase esquina com Figueiredo de Magalhães).

Pato no Tucupi

Ingredientes:

01 Pato grande e gordo (já limpo)
03 dentes de alho
Sal qb
Pimenta do Reino qb
1/2 litro de Tucupi
01 unidade de Pimenta de Cheiro (murupi)
04 hastes de alfavaca
06 hastes de coentro
1/2 maço de jambú
01 kg de farinha do Arini

Modo de Preparo:

Lavar e temperar o pato de vespera com 02 dentes de alho amassados, pimenta do reino moída na hora e sal. Reserve na geladeira.
No dia seguinte pela manhã, coloque o pato em uma assadeira e cubra com papel alumínio, leve ao forno em temperatura de 190ºC, por cerca de 50 minutos, agora descubra o pato, regue com a propria gordura dele e deixe assar até que fique dourado.
Em uma panela alta, ferva o caldo do tucupi em fogo baixo, com a pimenta de cheiro, 01 dente de alho cortado em brunoise, as folhas de alfavaca e as de coentro, por 05 minutos.
Com a ajuda de uma tesoura destrinche o pato nas juntas e coloque os pedaços no caldo do tucupi e cozinhe até ficar bem macio quase desmanchando a carne.
Acrescente água aos poucos, para não perder o caldo que deve ser abundante.
Finalize acrescentando as folhas do jambu.
Siva em um prato fundo, com um bom punhado de farinha do Arini no fundo. Cubra a farinha com o caldo quente, pedaços de pato e as folhas de jambú.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense