Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Financier de Amêndoas.......................

A primeira vez que comi esses biscoitinhos foi tomando um café no Garcia & Rodrigues (no Leblon), foi paixão a primeira mordida, de lá para cá sempre que podia passava por lá e comprava uma caixinha para comer em casa, quando fiz o curso de confeitaria clássica aprendi a fazer o financier mas ainda não estava igualzinho ao do Garcia & Rodrigues, esse final de semana fiz uma fornada que finalmente chegou bem perto, segue abaixo a receita para vocês se darem esse presente..........

Financier de Amêndoas

Ingredientes:

300 gramas de açúcar
65 gramas de farinha de trigo
150 gramas de farinha de amêndoas (em pó)
180 gramas de claras (ou 06 unidades)
200 gramas de manteiga sem sal derretida
10 ml de amareto

Modo de Preparo:

Coloque na batedeira (com o batedor globo), o açúcar, a farinha de trigo e a farinha de amêndoas, bata em velocidade lenta por cerca de 01 minuto. Reserve.

Derreta a manteiga em fogo muito baixo (ou até mesmo em banho maria) , deixe esfriar um pouco e acrescente na batedeira, bata por mais 01 minuto. Reserve.

Em uma vasilha (Bowl) e com a ajuda de um fouet (batedor de arame) bata as claras até espumarem, junte na batedeira e bata por mais 01 minuto, retire da batedeira e com a ajuda de um pão duro (espátula flexível) mexa delicadamente até incorporar todos os ingredientes em uma mistura homogênea, junte o licor, misture bem e tampe a vasilha (Bowl) com filme plástico levando a geladeira por pelo menos 45 minutos (dura na geladeira até 07 dias).

Unte as forminhas de financier com manteiga e preencha com a massa cerca de 2/3 das forminhas, coloque as forminhas sobre uma assadeira e leve a forno pré-aquecido em 170ºC por cerca de 15/20 minutinhos.

Retire a assadeira do forno e deixe esfriar, passe a ponta de uma faca em volta dos biscoitinhos e solte da forminha, deixe esfriar mais sobre uma grade (se tiver uma folha de papel toalha para botar sobre a grade vai ajudar a absorver o excesso de umidade/gordura).

Sirva acompanhando o cafézinho após as refeições.

Bom Apetite

PS: Os do Garcia & Rodrigues agora são feitos com farinha de castanha de caju e assam por mais tempo.

4 comentários:

  1. Olá querido amigo, quanto tempo!
    Então, faça o financier com manteiga com sal.
    Dá uma diferança interessante
    quem sabe não fique igual ao que vc gostou?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Cara, mais uma coisa, as claras não batem até espumarem, acrescente elas sem bater, faça na batedeira na velocidade 1 só para misturarem
    eu faço com castanha de caju, já fiz com amendoas, castanhas do pará, amendoim
    ainda estou pra fazer com pistache, se vc fizer primeiro me diga!! beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, suas sugestões são sempre bem vindas (emboram soem meio esquisitas nos meus ouvidos) mas como sempre vou experimentar.

    Beijos

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir

Adsense