Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Coxas e Sobre-Coxas de Frango Defumadas.................


Depois da postagem de ontem me pediram algumas explicações, sendo assim aqui vai, é que finalmente depois de muitos anos e a ajuda de uma amiga querida consegui importar o kit básico de defumação caseira em apartamentos (foto acima da Gourmet Mini Smoker, para os interessados é só copiar e colar esse link abaixo na barra de endereços da web: http://www.cameronscookware.com/Gourmet%20Mini%20Smoker.aspx) meu Pai tinha uma parecida, que se acabou de tanto ser usada.

Antes de defumar propriamente dito é nescessário deixar a carne do frango (ou outra escolhida) em pedaços e sem pele em uma salmoura leve por aproximadamente 30 minutos, essa salmoura pode ser simples ou com adição de sabores dependendo dos seus objetivos......

Salmoura Básica

Ingredientes:

01 litro de água
01 xícara de sal grosso
2/3 xícara açúcar

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver, acrescente o açúcar e o sal, mexa até que dissolvam. Desligue o fogo e deixe esfriar.Pronto você tem agora uma salmoura básica que se quiser poderá adicionar uma grande variedade de ingredientes que vão dar mais sabor ao frango (molho de soja, ervas secas e especiarias, ervas frescas, alho, cebolas, Molho Inglês tipo Worcestershire, vinho, brandy, cerveja, pimentas de todos os tipos (do reino, dedo de moça, calabresa, Caiena e etc...), mel, sucos de frutas....

Outra variação de salmoura:

02 latas de cerveja (usei Antártica Pilsen)
03 colheres de sopa rasas de sal
01 colher de sopa de melado (melaço, mel de engenho, mel de cana de açúcar)
02 colheres de sopa de vinagre de maçã
01 colher de chá de pimenta do reino preta (grosseiramente esmagada)
02 dentes de alho (cortados em Brunoise)
01 raminho de Manjericão, 01 de tomilho e 01 de orégano frescos (só as folhas picadas)

Modo de Preparo:

Pique as ervas e o alho. Misture em uma vasilha (Bowl) junto com a cerveja, o vinagre, o mel de engenho, o sal e a pimenta. Misturar bem, até que o sal e o melado sejam dissolvidos.
Coloque os pedaços de frango nessa mistura (deixe na geladeira) por cerca de 3:00 horas antes de iniciar o processo de defumação.


Defumando:

Coloque a serragem escolhida (ideal de árvores frutiferas ou então use uma mistura de arroz basmati com pedacinhos de canela em pau, cravo da india e aniz estrelado) na parte de baixo do mini smoker (pode colocar uma folha de papel aluminio para proteger), agora as demais peças inclusive a grelha, sobre a grelha coloque os pedaços de frango marinados (e secos com papel toalha), feche o mini smoker e coloque sobre fogo médio por cerca de 10/15 minutos, desligue o fogo e mantenha o mini smoker fechado por mais 30 minutos.
Agora abra o mini smoker e grelhe o frango em frigideira anti-aderente com um fio de azeite dos dois lados.
Sirva acompanhado de uma salada de rúcula e agrião misturados com ovos mexidos.

Bom Apetite

OBS: Você pode fazer um defumador usando duas assadeiras de mesmo tamanho (uma virada contra a outra) e 01 grelha dentro de uma delas, o importante é que a fumaça fique presa dentro das assadeiras e que tenha espaço para a fumaça circular em volta dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense