Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 2 de março de 2010

O Tutu de Feijão e demais acompanhamentos.............






















Ainda sobre o nosso Festival de Comida Regional Brasileira, seguem as fotos do arroz com alho dourado e salsinha, a farofa de banana, a couve mineira, o torresminho e ele, o maravilhoso tutu de feijão vermelho (tudo isso devidamente acompanhado de cachacinha com mel e cerveja gelada).................

Tutu de Feijão Vermelho

Ingredientes:

500 gramas de feijão vermelho (catar e lavar)
01 cebola (cortada em Brunoise)
06 dentes de alho (cortado em Brunoise)
150 gramas de farinha de mandioca tipity (ou farofa pronta da yoki)
Azeite qb
01 folha de louro
04 grãos de pimenta do reino (grosseiramente esmagada)
1,5 litros de caldo de legumes (se quiser use cubo knnor)

Modo de Preparo:

Em uma panela de pressão aberta e sobre fogo médio faça um refogado com um fio generoso de azeite, metade da cebola, metade do alho, a folha de louro e os grãos de pimenta, assim que estiver começando a dourar coloque os grãos de feijão e mexa com uma colher de etileno, cubra com o caldo de legumes e tampe a panela. Marque 30 minutos após a válvula começar a apitar.

Agora desligue o fogo, retire a pressão e abra a panela, experimente a textura do grão de feijão e tempere com uma pitada de sal, deixe terminar o cozimento (até o feijão ficar macio) com a panela destampada (se necessário coloque mais caldo).

Agora em uma frigideira, derrame um fio de azeite e faça um refogado com a outra metade da cebola e do alho, retire uma concha de bagos de feijão e outra de caldo, coloque sobre o refogado e esprema contra a frigideira para fazer uma massa, deixe ferver e volte com essa massa para dentro do feijão, mexa bastante com a colher de etileno (retire a folha de louro).

Agora use o mixer (ou o liquidificador) para transformar o feijão em um purê, com a panela sobre fogo médio vá polvilhando a farinha e mexendo sem parar até cozinhar a farinha e engrossar o tutu (cerca de 10 minutos).

Sirva decorado com torresmos, fatias de ovo cozido e cebolinha cortada em rodelas.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense