Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Folhado de Compota de Tomate...........(mais umas coisinhas)!

Resolvi fazer um folhado (ou será folheado) de "compota" de tomate cereja mas acabei me deixando levar pela gula, acrescentei o queijo emmental e ao invés do presunto nosso de cada dia, coloquei pancetta (parece um bacon temperado, só parece...), isso tudo envolto em massa folhada crocante (lembra recheio de pizza, e é, mesmo sem o orégano salpicado já que a intenção era outra bem diferente), acompanhado de uma salada de folhas verdes, foi o jantar de ontem a noite.

Mas vamos ao que interessa.......

Folhado de Compota de Tomate

Ingredientes:

01 pct de massa folhada laminada (usei a da Arosa)
100 gramas de queijo emmental (ralado grosso)
08 fatias de pancetta (usei da Ceratti)
25 tomates cereja
01 colher de sobremesa rasa de açúcar
04 dentes de alho (claket, só amassar grosseiramente com casca mesmo)
02 ramos de tomilho (só as folhas)
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do Reino branca moída na hora qb
01 gema (misture com um fio de azeite para pincelar a massa folhada)

Modo de Preparo:

Higienizar e retirar a pele dos tomatinhos (choque térmico), corte-os ao meio (retire as sementes). Tempere com sal, com a pimenta do reino branca moída na hora e com as folhas do tomilho.

Coloque todas as metades de tomate e os dentes de alho claket no fundo de uma panela, polvilhe o açúcar e regue com um fio generoso de azeite, cubra com papel vegetal e deixe compotar em fogo muito baixo até quase desmanchar, desligue o fogo e reserve.

Em uma frigideira com revestimento anti-aderente e um fio de azeite, grelhe rapidamente as fatias de pancetta dos dois lados. Reserve.

Abra e corte a massa ao meio para fazer dois folhados (ou 01 só, dobrando a massa), pincele a massa por dentro com parte da mistura de gema (para que a compota de tomate não encharque a massa folhada) e recheie com a compota de tomate (descarte os alhos),as fatias de pancetta e polvilhe o queijo emmental ralado, cubra com a outra metade da massa (passe água nas extremidades para colar uma massa na outra) e aperte com a ajuda de um garfo.

Salpique (aspergir/borrifar) uma assadeira com gotinhas de água e coloque os "pastéis" de massa folhada, agora pincele a massa com a outra parte da mistura de gema e faça 01/02 furinhos na massa para que o vapor possa sair.

Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC até ficar bem dourado.

Sirva imediatamente acompanhado de uma salada de folhas verdes bem temperada.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense