Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Soufflé (suflê) de Peixe ..............................(usei tilápia mesmo)

Fiz de propósito o triplo da receita de peixe assado exatamente para sobrar e poder fazer um delicioso soufflé (suflê) de peixe, sendo assim tenho de dar as duas receitas e você decide se irá fazer o suflê direto ou com apenas parte das tilápias assadas......


Tilápia Assada

Ingredientes:

06 filés de tilápia
01 talo de alho poró (cortado em rodelas finas só a parte branca)
150 gramas de azeitonas verde (sem caroço e picadas em pedaços ou use alcaparras no lugar das azeitonas)
01 cebola (cortada em Brunoise)
01 cenoura (cortada em tiras compridas com o descascador ou mandolin)
01 dente de alho (sem o germe e cortado em Brunoise)
50 gramas de manteiga
Azeite qb

Modo de preparo:

Tempere os filés de tilápia com sal e pimenta do reino moída na hora. Reserve.

Em uma frigideira sobre fogo médio, coloque um fio generoso de azeite e a manteiga, agora junte o alho , a cebola, o alho poró e depois as azeitonas, experimente e tempere com sal e pimenta do reino, mexa bastante até quase dourar, desligue o fogo. Reserve.

Unte uma assadeira (que tenha revestimento anti-aderente) com azeite, coloque as tiras de cenoura como que fazendo um berço para os filés de peixe e coloque-os sobre as cenouras, cubra os filés com o refogado de alho, cebola, azeitona e alho poró (um pouquinho sobre cada filé), agora feche a assadeira com papel aluminio e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por cerca de 15/20 minutinhos.

Retire e sirva acompanhado de arroz branco.

Soufflé (Suflê) de Peixe

04 filés de tilápia assados (como acima com cenoura, alho, alho poró , cebola e moidos/processados ou desfiados)
01 litro de leite
02 folhas de louro
01 dente de alho (grosseiramente amassado)
04 grãos de pimenta do reino (grosseiramente amassados)
1/4 de cebola
100 gramas de queijo parmesão ralado
01 colher de sopa de farinha de trigo
50 gramas de manteiga
04 claras batidas em neve

Modo de Preparo:

Coloque o leite em uma leiteira junto com as folhas de louro, o alho amassado, os grãos de pimenta e a cebola, acenda o fogo alto e deixe até ferver.

Coloque uma panela grande sobre fogo baixo e derreta a manteiga, agora polvilhe a farinha de trigo e com a ajuda de uma colher de pau vá mexendo sem parar por cerca de 02 minutinhos, agora junte o leite (coado) ainda quente e mexa sem parar com o auxilio de um batedor de arame (Fouet) até começar a engrossar, experimente e corrija o tempero com sal e pimenta do reino, junte o queijo parmesão e continue mexendo até que seja incorporado, agora junte o peixe desfiado (ou processado/moido) e mexa bastante, desligue o fogo e reserve.

Bata as claras em neve com uma pitadinha de sal, junte 1/3 das claras batidas em neve no creme de peixe e misture vigorosamente, agora com o auxilio de uma espátula sempre com movimentos de baixo para cima vamos misturar os outros 2/3 das claras batidas em neve. Reserve.

Unte com manteiga e enfarinhe o fundo e a lateral dos potes (ramekins) onde pretende assar os suflês, coloque cuidadosamente o creme dentro dos potes e deixe faltando pelo menos 02 centimetros até a borda superior.

Coloque os potes dentro de uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por cerca de 30/40 minutos, retire e sirva de imediato acompanhado de arroz branco e salada de tomates.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense