Meu Deus do céu, se não bastassem os meus quilos a mais só por culpa dos salgados agora complicou de vez, já que comecei o curso de confeitaria clássica na terça-feira à noite e nunca vi tanto açúcar, glaçúcar, mel, glucose e sei lá mais o que para adoçar a boca e o coração das mulheres (elas são maioria absoluta no curso, homens, só três perdidos na cozinha modelo do Senac)...
Diferentemente dos salgados em que alguma variação de peso/quantidade não interfere significativamente no resultado final, com doces a conversa é outra, sendo fundamental respeitar as medidas e o modo de fazer indicados.
Mas vamos ao que interessa, e tratar de passar logo a receita (ficha técnica) da famosa massa doce ou pâte sucrée que é a base (depois de assada) onde você vai colocar todos os cremes possíveis e imagináveis, para encantar seus amigos...
Pâte Sucrée
Ingredientes:
300 gramas de manteiga sem sal
200 gramas de glaçúcar
02 ovos
550 gramas de farinha de trigo
01 pitada de sal
01 limão (só a casca verde ralada)
60 gramas de castanha de caju em pó
Modo de Preparo:
Após pesar e separar todos os insumos necessários pegue uma batedeira e utilizando o batedor tipo raquete, coloque a manteiga em pedaços em temperatura ambiente, o glaçúcar, a pitada de sal e as raspas de limão deixe bater por 02 minutos para homogeneizar, agora pare de bater e com a ajuda de uma espátula (ou pão duro) raspe as laterais, fazendo com que a manteiga vá para o centro e coloque os ovos um a um, misturando bem a cada adição.Reserve.
Peneire a farinha de trigo, acrescente a farinha da castanha de caju e misture ambos, junte tudo a manteiga (primeiro misture com a espátula, se não vai voar farinha para tudo quanto é lado) e bata novamente para incorporar. Abra um filme plástico e envolva a massa com ele, leve a geladeira por pelo menos 01 hora antes de utilizar.
Corte as laterais de um saco plástico, coloque a metade da massa entre as folhas do saco plástico, achate com a mão e depois com a ajuda de um rolo de massas, faça um circulo com ½ centímetro de altura, tire a folha de plástico do lado de cima e coloque a forma desmontável por cima , vire a massa e a forma , tire o plástico e comece a ajeitar a massa no fundo e na lateral da forma com os dedos, agora com a ajuda de um garfo fure a massa do fundo da torta e leve ao forno pré-aquecido em 180º C por cerca de 20/25 minutos (até dourar), retire deixe esfriar e recheie com o seu creme preferido (amanhã vou dar a receita de dois bem gostosos), decore com frutas frescas e reserve na geladeira até a hora de servir.
Bom Apetite
não esquecendo também da manteiga
ResponderExcluirTens toda razão Jana (é minha colega no curso, um doce de pessoa), é muita manteiga também!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluircada dia mais dificil fazer dieta aqui em casa........
ResponderExcluirregina
Obrigada pelo elogio, caro novo amigo!
ResponderExcluirEspero poder te chamar de amigo!
Simpática como você é já me conquistou como amigo, pode ter certeza!
ResponderExcluirGrande Abraço
Dudu
valeu Dudu
ResponderExcluir