Ofertas Header Adsense 2016

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Confeitaria...Açúcar, açúcar e mais açúcar!

Meu Deus do céu, se não bastassem os meus quilos a mais só por culpa dos salgados agora complicou de vez, já que comecei o curso de confeitaria clássica na terça-feira à noite e nunca vi tanto açúcar, glaçúcar, mel, glucose e sei lá mais o que para adoçar a boca e o coração das mulheres (elas são maioria absoluta no curso, homens, só três perdidos na cozinha modelo do Senac)...
Diferentemente dos salgados em que alguma variação de peso/quantidade não interfere significativamente no resultado final, com doces a conversa é outra, sendo fundamental respeitar as medidas e o modo de fazer indicados.
Mas vamos ao que interessa, e tratar de passar logo a receita (ficha técnica) da famosa massa doce ou pâte sucrée que é a base (depois de assada) onde você vai colocar todos os cremes possíveis e imagináveis, para encantar seus amigos...

Pâte Sucrée

Ingredientes:

300 gramas de manteiga sem sal
200 gramas de glaçúcar
02 ovos
550 gramas de farinha de trigo
01 pitada de sal
01 limão (só a casca verde ralada)
60 gramas de castanha de caju em pó

Modo de Preparo:

Após pesar e separar todos os insumos necessários pegue uma batedeira e utilizando o batedor tipo raquete, coloque a manteiga em pedaços em temperatura ambiente, o glaçúcar, a pitada de sal e as raspas de limão deixe bater por 02 minutos para homogeneizar, agora pare de bater e com a ajuda de uma espátula (ou pão duro) raspe as laterais, fazendo com que a manteiga vá para o centro e coloque os ovos um a um, misturando bem a cada adição.Reserve.
Peneire a farinha de trigo, acrescente a farinha da castanha de caju e misture ambos, junte tudo a manteiga (primeiro misture com a espátula, se não vai voar farinha para tudo quanto é lado) e bata novamente para incorporar. Abra um filme plástico e envolva a massa com ele, leve a geladeira por pelo menos 01 hora antes de utilizar.
Corte as laterais de um saco plástico, coloque a metade da massa entre as folhas do saco plástico, achate com a mão e depois com a ajuda de um rolo de massas, faça um circulo com ½ centímetro de altura, tire a folha de plástico do lado de cima e coloque a forma desmontável por cima , vire a massa e a forma , tire o plástico e comece a ajeitar a massa no fundo e na lateral da forma com os dedos, agora com a ajuda de um garfo fure a massa do fundo da torta e leve ao forno pré-aquecido em 180º C por cerca de 20/25 minutos (até dourar), retire deixe esfriar e recheie com o seu creme preferido (amanhã vou dar a receita de dois bem gostosos), decore com frutas frescas e reserve na geladeira até a hora de servir.

Bom Apetite

6 comentários:

  1. Tens toda razão Jana (é minha colega no curso, um doce de pessoa), é muita manteiga também!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. cada dia mais dificil fazer dieta aqui em casa........

    regina

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo elogio, caro novo amigo!
    Espero poder te chamar de amigo!

    ResponderExcluir
  4. Simpática como você é já me conquistou como amigo, pode ter certeza!

    Grande Abraço

    Dudu

    ResponderExcluir

Adsense